fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Setubinha

Viva a poesia do interior de Minas!

Imagine uma típica cidade do interior de Minas com a sua igreja principal e sua linda pracinha, onde moradores e visitantes se reúnem para prosear e ver o tempo passar. Onde o leite ainda é entregue no portão, os pássaros cantam livremente, as pessoas ainda tem tempo para conversas no meio da rua e todos ainda esperam ansiosamente por aquela festa que acontece todo o ano e atrai visitantes de todas as partes do país. Bem vindo(a) a Setubinha! Deixe-se levar pela arte do bem viver! Um povo simpático e acolhedor espera por você!
Informações turísticas: Prefeitura Municipal de Setubinha.
Telefone: (33) 3514.9213.
E-mail: esporte@setubinha.mg.gov.br.

Minas em sua essência!

O Distrito de Setubinha foi criado pela lei provincial nº 2592, de 03-01-1889, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Teófilo Otoni, assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento eral de 1-IX-1920.
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Setubimha, foi transferido do município de Teófilo Otoni para constituir o novo município de Malacacheta, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Foi elevado á categoria de município com a denominação de Setubinha, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Malacacheta.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Setubinha é um típico município do interior de Minas Gerais que ainda preserva tradições e costumes típicos de seus moradores. Possui uma bela praça no centro da cidade, a Praça Manoel Lopes da Silva, que é ponto de encontro de moradores e visitantes nos finais de tarde e, principalmente, nos finais de semana. A praça conta também com uma bela igreja, a Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município, que possui uma arquitetura eclética bem preservada. Outra igreja com construção bastante interessante é a Igreja de Santo Antônio, localizada na praça de mesmo nome, a 300 metros do centro, que possui arquitetura eclética em bom estado de conservação.
Já o Mercado Municipal, localizado também na região central de Setubinha, é onde podem ser encontrados os produtos agrícolas produzidos no município, dentre eles, queijos, requeijões, biscoitos, farinha, dentre outros produtos. Setubinha possui uma produção associada ao turismo bastante interessante com destaque para os doces como a rapadura e os biscoitos de goma. O município conta com um local específico onde esses produtos típicos são feitos, que é a Associação Comunitária do Desenvolvimento Rural do Setúbal, localizada a 11Km do centro de Setubinha, as margens da estrada que liga o município ao município de Malacacheta. A Associação existe desde o ano de 2009. Já a estrutura para produção dos biscoitos, roscas, bolos e outros produtos típicos locais foi inaugurada em 2017.
Em se tratando de atrações culturais, Setubinha apresenta festas tradicionais que atraem fluxo turístico considerável ao longo do ano. As mais famosas comemorações do município são as festas juninas, realizadas tanto na sede do município como nas comunidades rurais; a Festa de Santo Antônio, realizada na Comunidade de Santo Antônio, a 8 Km do centro da cidade e a Festa do Setubinhense Ausente, realizada no mês de dezembro, que atrai inúmeros moradores e visitantes de várias partes do país.
A cidade conta com uma oferta limitada de equipamentos de hospedagem e alimentação, porém, está condizente com o seu atual fluxo de turistas. Possui uma rede de apoio ao turismo com bancos, postos de combustíveis, farmácias e oficinas mecânicas.

Hospedagens


Charita Hotel

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 39 - Centro
Telefone: (33) 3514-9059

Margarida's Pousada, Restaurante e Pizzaria

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 154 - Centro
Telefone: (33) 3514-9243 / 98827-2028

Bares e Restaurantes


Ducheff Bar e Restaurante

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 55 - Centro
Telefone: (33) 98854-0779 / 98802-5696

Bar e Restaurante Tia Beti

Endereço: Av. Independência, 59 - B. Jacinta Ambrosina
Telefone: (33) 98857-9970

Varanda Mineira Restaurante

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 105 - Centro
Telefone: (33) 3514-9093

Padaria Big Pão

Endereço: R. Eugênio Ramos da Cruz, 115 - Palmeiras do Vale
Telefone: (33) 98871-0564

Padaria e Lanchonete Trevo

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 366 - Jacinta Ambrosin
Telefone: (33) 98715-8679

Padaria Arte Pães

Endereço: Av. Nossa Srª da Conceição, 72 - Centro
Telefone: (33) 98762-0763

Besteira's Bar

Endereço: R. Eugênio Ramos da Cruz, 127 - Palmeiras do Vale
Telefone: (33) 3514-7001

Lanchonete Rod Burguer

Endereço: R. Carolina Barbosa, S/N - Centro
Telefone: (33) 98832-0821

Atrações Turísticas


Praça Manoel Lopes da Silva

-

A Praça Manoel Lopes da Silva esta localizada no centro da cidade de Setubinha e é ponto de encontro de moradores e visitantes. Conta com um belo coreto típico dos cidades do interior de Minas Gerais. Na Praça está localizada também a principal igreja católica do município, a Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição.


Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição

-

A Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição é a primeira igreja católica da cidade. Possui bela arquitetura eclética e está localizada no centro de Setubinha. Conta celebrações semanais.


Igreja de Santo Antônio

-

A Igreja de Santo Antônio está localizada no centro da cidade de Setubinha. Possui arquitetura eclética e está em bom estado de conservação. O local conta com celebrações semanais que atraem moradores e visitantes do município.


Associação Comunitária do Desenvolvimento Rural do Setúbal

-

A Associação Comunitária do Desenvolvimento Rural do Setúbal está localizada a 11Km do centro da cidade, as margens da estrada que liga o município de Setubinha ao município de Malacacheta. Conta com um local onde são produzidos os biscoitos de goma feitos pelos moradores da comunidade. A Associação existe desde o ano de 2009, já a estrutura para produção dos biscoitos, roscas, bolos e outros produtos típicos locais foi inaugurada em 2017. O presidente da Associação é o senhor José Martins dos Santos. Na região também há uma moradora que fabrica a rapadura e os doces mais famosos de Setubinha, a senhora Cilene Rodrigues dos Santos. Todos os seus produtos são feitos em fogão à lenha e são comercializados na própria residência da moradora e no Mercado Municipal de Setubinha. Os biscoitos de goma, a rapadura e os doces produzidos na Comunidade do Córrego Setúbal são produtos tradicionais da gastronomia típica de Setubinha e expressam a memória e as formas de expressão do município, através da detenção das técnicas de produção por seus moradores que são transmitidos para as gerações e membros da sociedade local. Os produtos são vendidos na própria comunidade e no Mercado Municipal de Setubinha e são bastante apreciados por moradores e visitantes.

Vídeos

A História de Setubinha - MG

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.