fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Santa Maria do Suaçuí

Terra do Cônego Lafayette

Um lugar de fé! Assim pode ser chamada a simpática Santa Maria do Suaçuí, localizada no Vale do Rio Doce, e que teve como um de seus moradores ilustres, o Cônego Lafayette da Costa Coelho, homem de intensa oração e frequentes jejuns, que cativou milhares de pessoas com a sua fé e exemplos de humildade. Anualmente, milhares de pessoas visitam o seu túmulo, localizado na cidade, para reverenciar este importante ícone local e agradecer pela bençãos recebidas! Além da devoção ao seu representativo morador, Santa Maria do Suaçuí também guarda outras particularidades que valem a pena conhecer, como por exemplo a Lagoa Vapabuçu, conhecida desde os tempos do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, e que apresenta belo visual formado pela sua paisagem e espelho d´água! Dentre outros atrativos do município estão a estátua da Imagem de Santa Maria Eterna; a Paróquia de Santa Helena e o Memoria do Cônego Lafayette.
Venha conhecer você também esta terra onde a fé anda de mãos dadas com as tradições e a receptividade de seus moradores!

Terra do Cônego Lafayette

O desbravamento da região, onde hoje está situada a cidade de Santa Maria do Suaçui, certamente foi feito por bandeirantes, pois, segundo lendas de terras mineiras, Fernão Dias Paes Lemes, das margens do Lago Vapabuçu, se extasiara ao contemplar a terra resplandescente. Existe uma lenda entre os habitantes do distrito de Poaia, segundo a qual, Paes Leme enterrara uma porção de ouro e pedras preciosas, entre duas palmeiras e uma rocha de cristal. Alguns aventureiros lograram a alcançar em pequenos botes, a margem oposta ao magestoso lago, constatando a existência de grandes rochas de cristal, mas em vão tentaram encontrar o tão cobiçado tesouro.
Por sua vez, a Lagoa do Vapabuçu, fica localizada a 67 km da sede do município.

O arraial de Santa Maria, seu primitivo nome, teve início por volta de 1865, contando com três casas com cobertura de telha, e seis outras cobertas de palmeira ou sapé. O Capitão Ramalho Pinto, testemunha ocular dos primórdios históricos do atual município, relata em seu diário que, os primeiros habitantes do povoado foram: Camilo dos Santos (primeiro doador de terras para a criação do distrito de Santa Maria de São Félix); Fortunato Chaves; Ana Alves de Oliveira; Francisca Maria da Costa; Manoel Felipe; Meofaldo Floriano; Inhambú, dentre outros habitantes. Segundo faz crer, todos eles teriam se dedicado a atividades temporárias, pois, na sua maioria, eram criminosos foragidos da Justiça. Os escritos do Capitão Ramalho que datam de 1865, dizem ainda que, mais tarde, surge no povoado um grupo de italianos, com suas harpas e "instrumentos exóticos", tocando e dançando para ganhar dinheiro; dentre eles, destacava-se o de nome José Baratti, que morreu alguns anos depois.

Existia um pouco abaixo do arraial de Santa Maria, um aldeamento de índios botocudos, já quase civilizados, que surgiam sempre na povoação com o objetivo de vender os produtos de suas lavouras, principalmente milho e feijão. Nesta época, o arraial pertencia ao município de Minas Novas.
De vez em quando, surgia em Santa Maria, Francisco da Luz, vigário de Capelinha das Graças, fazendo pregações religiosas e batizando o povo. Em sua companhia vinha, quase sempre, o subdelegado de polícia, o Coronel Jesuíno Gomes da Silva, trazendo objetos de mascateação.
Muito se falava, naquele tempo, da grande Lagoa de Vapabuçu e na riquíssima Serra Resplandescente, hoje conhecida como Lavra do Cruzeiro.

O Distrito de Santa Maria do São Félix, foi criado no ano de 1870. A elevação do distrito à categoria de município, com o nome de Santa Maria do Suaçui, ocorreu em 1923.

Hospedagens


Hotel Vale Verde

Endereço: Rua João Lopes, 155, Vale Verde
Telefone: (33) 3431-1224
Website: http://hotelvaleverde.blogspot.com.br/
Email: hotelvaleverdesms@zipmail.com.br

Hotel do Vavá

Endereço: Rua Governador Valadares, 07, Centro
Telefone: (33) 3431-1327
Website: http://hoteldovava.blogspot.com.br/
Email: zepaleao@yahoo.com.br

Bares e Restaurantes


Churrascaria e Restaurante Boi na Brasa

Endereço: Avenida Firminiano Lacerda, 495, Miguel Prazeres
Telefone: (33) 3431-1560 / (33) 9 8834-8662

Atrações Turísticas


Imagem de Santa Maria Eterna

Com 20,25m de altura e pesando 145T, em concreto, a imagem representa Santa Maria Eterna, padroeira da cidade. Está localizada na Rua 1, S/N, no Bairro Vale Verde. Foi idealizada pelo Padre Luiz Barroso de Oliveira, pároco da cidade por 38 anos. Foi inaugurada em setembro de 2004, depois de 4 anos de construção, com a presença do Cardeal Dom Serafim Fernandes e pelo Bispo de Guanhães – Dom Emanuel Messias de Oliveira. Seu projeto e execução é do engenheiro suaçuiense – Alexandre Duarte de Oliveira Rocha. O terreno onde se encontra a imagem foi doado pelos familiares do Sr. Francisco Petruceli. Este, segundo voz popular, teve uma visão de Nossa Senhora no mesmo local da imagem.
Informante: Padre Sebastião Madureira da Silva – pároco.


Lagoa Vapabuçu

A Lagoa Vapabuçu localiza-se a cerca de 67 Km da sede do município, no Distrito de Poaia, próxima ao espigão da Serra do Espinhaço, na bacia do médio rio Doce e o curso d’água mais próximo é o ribeirão Vermelho. O clima é temperado e a vegetação é de floresta com espécies típicas da Mata Atlântica (vegetação secundária em regeneração) e capim colonião (pastos). O solo é arenoso, bem conservado nas margens, mas apresenta erosão nos topos dos morros, devido ao desmatamento. Possui espelho d’água com mais de 110ha, natural, com água transparente e fundo arenoso, possui paisagem contemplativa. Encontra-se a 282m de altitude. A Lagoa é citada na literatura e conhecida desde o tempo dos bandeirantes, e é tida como o local onde Fernão Dias Paes Leme adquiriu a febre e pode deslumbrar-se com a “serra resplandecente” (Itaberabuçu).


Túmulo do Servo de Deus Cônego Lafayette da Costa Coelho

O Túmulo abriga dois padres: José Maria dos Reis, um dos responsáveis pelas construções do conjunto que cerca a Matriz e o Cônego Lafayette da Costa Coelho, que nasceu no Serro em 1886, e em 1917 foi ordenado e designado para atuar em Santa Maria do Suaçuí, onde ficou até a sua morte, em 1961. Em novembro de 2000 é dada a entrada do processo de canonização do Cônego no Vaticano. O “Servo de Deus” já é considerado “Santo” pelo povo. Depois de sepultado em jazido simples, este foi mais tarde reconstruído num mausoléu todo em mármore, com dinheiro arrecadado da festa do Divino e da ajuda de diversos fieis. Está localizado na Rua Hauí Mayrink Petruceli, S/N, no Centro da cidade.


Praça Sinhô Garcia

Localizada no centro comercial de Santa Maria do Suaçuí, entre as ruas Valeriano Rocha, Marechal Floriano e Mário N. de Miranda, a Praça Sinhô Garcia tem formato retangular dividido em alamedas com ilhas ajardinadas. Possui mobiliário urbano: 20 bancos e lixeiras em madeira, iluminação e a arborização com espécies diversas. Há um coreto, estátua do Cônego Lafaiete e uma fonte com chafariz. No entorno há comércio e serviços. A Praça também está próxima ao Mercado Municipal, ao Fórum e a Prefeitura Municipal.


Paróquia Santa Maria Eterna

A Paróquia de Santa Maria Eterna, foi Implantada em um grande largo e tem partido retangular simples, apresentando os três elementos fundamentais da arquitetura religiosa: nave composta e subdividida em duas naves laterais, cuja divisão é percebida tanto externamente quanto pelas arcadas que separam esses ambientes. Daí, por uma escada à direita, se chega ao coro e a sineira. Possui capela mor marcada pelo arco do cruzeiro e sacristia a qual se tem acesso tanto pelo altar mor, quanto pelas capelas laterais e através de uma escada de um lance (lado da Epístola) a uma espécie de Consistório. Anexo a ela dois depósitos laterais – prolongamento das capelas laterais. O volume é quase único, sendo a parte central e mais alta da nave central, capela mor e sacristia e os laterais mais baixos das naves e capelas laterais. Tem fachada plana, com estrutura bem marcada e torre central única, formada por três portas, janela com sacada, óculo e duas seteiras. No interior é rica em ornamentação, onde os elementos principais recebem pintura (arco do cruzeiro), retábulo mor e laterais com elementos aplicados em madeira, e as colunas das arcadas com anéis e capitéis trabalhados. O forro é em madeira e assume formas variadas. A Matriz compõe um conjunto que se destaca na história e cultura regional , incluindo a casa paroquial e a antiga Câmara dos Vereadores. Está localizada na Praça José de Sena Lima, nº 88, no Centro da cidade.


Memorial Cônego Lafayette

O Cônego Lafayette da Costa Coelho nasceu no Serro em 1886. Em 1917 é ordenado e designado para atuar em Santa Maria do Suaçuí, onde ficou por 44 anos, até a sua morte, em 1961. Em novembro de 2000, a diocese de Guanhães, a quem a Paróquia de Santa Maria do Suaçuí é subordinada, recebe autorização da Sagrada Congregação das Causas dos Santos, para dar entrada ao processo de canonização do “Servo de Deus”. Em 2005 é construído então o Memorial que abriga seus pertences, desde objetos pessoais a utensílios. Nas paredes encontram-se várias orações, dentre elas, a oração diária de Cônego Lafayette. O Memorial abre nos dias 21 de setembro na festa da morte de Cônego, e no dia 10 de novembro, dia do nascimento, e quando solicitado. Está localizado na Rua Hauí Mayrink Petruceli, S/N, no Centro da cidade.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254