fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Poté

Cultura, história e natureza esperam por você!

Bem vindo (a) a Poté, cidade de gente simpática, acolhedora e de muitas festas! O nome do município origina-se de um antigo índio que vivia por essas terras. Até hoje, algumas comunidades rurais ainda levam o nome de antigos índios dessa região. Poté também guarda tradições bastante apreciadas por seus moradores e turistas, como é o caso da Festa Cultural, que acontece anualmente no mês de setembro. O principal atrativo natural local é a Usina Park, localizada a 5km do centro da cidade e com uma bela paisagem, área para banho, lazer, piscina e shows constantes. Poté também possui uma bela praça na região central que está bem em frente a Igreja Matriz e ao Morro do Cristo, onde uma imensa estátua abençoa toda a cidade. Venha conhecer as atrações desse lugar de povo hospitaleiro e que sabe como receber bem!

Atrações culturais e naturais esperam por você!

Os primeiros habitantes da região, onde veio a ser fundado o município de Poté, foram os indios botocudos.
O povoamento de Poté teve sua origem nas vias de ligação entre Teófilo Otoni e Minas Novas. Assim, em 1856 já se achavam estabelecidas diversas famílias, segundo informações do relatório de Teófilo Benadito Otoni, reproduzidas em 1922 por Frei Samuel Tetteroo.
No local do primitivo aldeamento indígena, fixou-se Militão Vieira Maia, que no ano de 1889 ergueu um cruzeiro, abençoado pelo Vigário de Teófilo Otoni, Virgulino Baptista Nogueira, que na ocasião afirmou: 'Esse lugar talvez mais tarde será uma grande povoação, uma cidade'. A Maia se juntaram nomes ilustres na história de Poté, como Pedro Vieira Guimarães e Domiciano Ferreira Lages, dentre outros.
A população cresceu com a chegada de novos desbravadores, atraídos pela fertilidade das terras daquele lugar. A maioria das famílias que ali se estabeleceram inicialmente, eram oriundas das localidades de Arassuaí e Minas Novas. Cinco anos mais tarde, em 1894, foi construída em Poté uma pequena capela, substituída depois pela atual edificação da Igreja Matriz.
A princípio, Poté fez parte do distrito de Concórdia, também conhecido como Sete Posses, que era subordinado ao município de Teófilo Otoni. As paróquias de Poté e Concórdia recebiam os sacramentos religiosos por ocasião das visitas quinzenais de Frei Gaspar de Modica.
A riqueza da região em metais preciosos foi também registrada no município, através de suas jazidas minerais de água-marinha, topázio, berilo, dentre outros.
Nos anos de 1920, Poté progredia consideravelmente, apesar da crise do preço do café, um dos principais produtos de sua economia. Poté era um dos distritos mais povoados de Teófilo Otoni. Sua subordinação ao município de Teófilo Otoni se entendeu até o ano de 1938, nessa época Poté foi emancipado segundo o Decreto - Lei Estadual nº 148, datado de 17 de dezembro do ano corrente e Emancipado em 1939.
Dentre as principais atrações turísticas locais estão a Estátua do índio Poté, que segundo relatos, foi um dos primeiros habitantes do município; a Cruz do Senhor Bom Jesus, localizada no alto do Morro do Cemitério Municipal; as estações da antiga Ferrovia Bahia-Minas, localizadas nos distritos de Sucanca e Valão; a Praça Frei Gaspar, juntamente com a Igreja Matriz e a Usina Park, uma espaço de lazer com bela paisagem, área para banho e serviço de bar e restaurante.

Hospedagens


Hotel e Restaurante Palmeiras

Telefone: (33) 3525-1251

Pousada Duque

Telefone: (33) 98849-2622

Pousada Planet

Telefone: (33) 98862-1527

Pousada Bem Estar

Telefone: (33) 98835-2232

Bares e Restaurantes


Lanchonete Point Dog Eduardo

Endereço: Praça Frei Gaspar, 22 - Centro
Telefone: (33) 98868-1289

Ratinho Lanches

Endereço: Praça Frei Gaspar, 350 - Centro
Telefone: (33) 3525-1996

Divina Lanchonete

Endereço: Rua Torquato Ferreira, 38 - Centro
Telefone: (33) 0000-0000

Lanchonete Burguer Queen

Endereço: R. Benedito Valadares, 186 - Centro
Telefone: (33) 98875-7870

Padaria e Lanchonete Arte do Trigo

Endereço: Praça Frei Gaspar, 10 - Centro
Telefone: (33) 98719-7901

Atrações Turísticas


Bom Jesus

Cruz do Senhor Bom Jesus

Esta localizado no alto do morro do cemitério e homenageia o padroeiro do município. pode ser visto de vários pontos da cidade.


Monumentos

Monumentos da estrada de Ferro Bahia-Minas

Nos distritos de Sucanga e Valão podem ser encontradas as antigas estações da Estrada de Ferro Bahia-Minas, ferrovia que ligava nordeste de Minas Gerais a o Sul da Bahia. Informações turísticas , (33) 3523.1870.


Índio

Estátua do Índio Poté

Homenagem ao Índio que habitava as terras onde hoje é o município . Localizada na entrada da cidade.


Monte Cristo

Sitio Monte Cristo

Esta localizado a 5 km do centro da cidade. Conta com areá de lazer e piscina e lago para pescaria.


Sítio

Sítio Ecovive

Área particular d e preservação ambiental localizada a 19 km do centro de Poté. no Distrito d Valão. Possui espaço para convivência e trilha de interpretação ambiental. Contato. Alexandre Duran, (33) 9 8832.1213.


Usina

Usina Park

Uma agradecível local que funciona como a primeira usina geradora de energia para Poté. Esta localizada a 5 km do centro da cidade, na estrada que liga Poté a Malacacheta. Conta com bela paisagem, piscina, área para banho e lazer e realizar eventos periódicos.


Praça

Praça Frei Gaspar

Bela praça localizada no centro da cidade e onde esta a igreja Matriz de Nosso Senhor Bom Jesus.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.