fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 4435

Minas Novas

Cidade das Artes!

Minas Novas é uma cidade artística por natureza! Seu artesanato
em cerâmica é o mais famoso do país e atrai visitantes de todo o
mundo! Nas ruas, o charme do Brasil Colonial é retratado nos
casarões históricos e nas igrejas seculares. A cidade também
realiza inúmeros eventos ao longo do ano, que encantam os
moradores e turistas e fazem vibrar toda a efervescência cultural
deste lugar de gente simpática e acolhedora!
Conheça você também toda a beleza de Minas Novas!
Esperamos a sua visita!

Informações Turísticas:
Telefone: (33) 3764 2701.
E-mail: cultura.turismo@minasnovas.mg.gov.br.

Berço de renomados artesãos e de tradições que encantam visitantes!

Abra a sua mente e o seu coração para voltar num tempo em que as glórias do ouro e as riquezas das tradições ainda vivem na alma de um povo! Assim é Minas Novas, cidade do período colonial brasileiro com suas ruas, igrejas, casarões históricos e sua efervescente expressividade cultural, motivo de orgulho e reverência para o seu povo. Quem visita este pedacinho do nordeste mineiro pode sentir de perto todo o esplendor de uma época áurea da história das Gerais e do Brasil, que até hoje se faz presente no dia a dia local. Imperdível mesmo é conhecer alguns dos atrativos de Minas Novas como o Obelisco do Quinto, onde então era feita a quintagem do Ouro, que posteriormente iria para Portugal; o Prédio Sobradão, construído para ser sede da possível Capitania do Jequitinhonha; o casarão histórico onde funciona a Secretaria de Cultura, que hoje abriga uma bucólica lojinha de artesanato e um museu histórico; as igrejas seculares de Nossa Senhora do Amparo, Matriz de São Francisco, Capela São José, Capela São Gonçalo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde acontece a lendária Festa do Rosário há mais de 200 anos, além da cosmopolita Praça da Gruta, onde os visitantes podem comungar a sua fé junto a imagem de Nossa Senhora, disposta numa gruta em plena praça, ou mesmo bater um papo com os amigos numa noite de luar e céu estrelado. E para se refrescar nos dias quentes, que sempre dão o ar da graça nesta região de Minas, o caminho é a Barragem das Almas, localizada a dois quilômetros do centro da cidade em estrada totalmente asfaltada. Ali, turistas e moradores contam com uma bela área natural com serviço de bar e restaurante, palco para shows e área para banho. Sem dúvida, uma ótima pedida!

Hospedagens


Grande Hotel de Minas Novas

Endereço: R. Nossa Srª. Aparecida, 90 - Sta. Rita
Telefone: (33) 3764-1228

Pousada Solar da Mota

Endereço: Av. Waldemar César Santos, 172 - Centro
Telefone: (33) 3764-1315

Pousada Tutu

Endereço: R. São José, 21 - Centro
Telefone: (33) 3764-1897

JK Palace Hotel

Endereço: Av. Delfim Moreira, 619 - Saudade
Telefone: (33) 3764-1107
Email: jkpalacehotelmn@bol.com.br

Pensão Tutu

Endereço: Rua Getúlio Vargas nº 117 centro
Telefone: (33) 3764.1334

Bares e Restaurantes


Minas Lanches

Endereço: Av. Delfim Moreira, 330, Praça da Gruta.
Telefone: 33 3764-1568.

Panificadora Minas Novas

Endereço: Av. Delfim Moreira, 59, Centro.
Telefone: 33 3764-1276.

Pizza Caseira da Lada

Endereço: Praça da Gruta.
Telefone: 33 9 9191-1276.

Pizzaria e Pastelaria da Hora

Endereço: Av. Delfim Moreira, 220, Centro.
Telefone: 33 9 9129-4431.

Restaurante JK

Endereço: Av. Delfim Moreira, 619, Bairro Saudade.
Telefone: 33 3764-1107.

Restaurante Lanchonete Bom Sabor

Endereço: Praça Leme do Prado, 176, Centro.
Telefone: 33 9 9123-6611.

Restaurante Peixe Frito

Endereço: Balneário Barragem das Almas.
Telefone: 33 9 9198-7544.
Email: tukasantos34@gmail.com

Restaurante Tempero Novo

Endereço: R. Manoel Fulgêncio, 44, Centro.
Telefone: 33 9 9140-1170 / 33 9 9198-8552.
Email: zemurilolemos@gmail.com

Restaurante Tutu

Endereço: R.Getúlio Vargas, 117, Centro.
Telefone: 33 3764-1334.

Thiago Lanches e Bebidas

Endereço: Av. Israel Pinheiro, Bairro Saudade.
Telefone: 33 9 9113-8745 / 33 9 9120-1547.

Von Lanches

Endereço: R. Cleomar Machado, 48, Bairro Santa Rita.
Telefone: 33 9 9132-0800.

Atrações Turísticas


Capela São José

A Capela São José está localizada no centro da cidade de Minas Novas, próxima ao Prédio Sobradão. Recebe este nome em homenagem a São José. Sua data exata de construção é presumivelmente na segunda metade do século XVIII. É considerada pelos especialistas como uma das mais interessantes e originais construções religiosas do período colonial mineiro, devido a singularidade de seu partido arquitetônico.
É a única de traçado octogonal do Brasil colonial e foi comparada pelo historiador Sylvio de Vasconcelos, ao da capela templária de Lion, na França, construída no século XVIII. Segundo o especialista, as plantas dos dois edifícios não são apenas semelhantes, mas, iguais.
Entretanto essa coincidência parece ser fortuita e resultado da investibilidade dos construtores locais, principalmente se considerada a tendência geral da época, de dinamizar o partido arquitetônico das pequenas capelas e igrejas, com o aparecimento das fachadas chanfradas. O corpo central da Capela de São José é constituído pela nova forma octogonal, coberta por uma pequena cúpula e precedida por um vestíbulo do tipo alpendre, desprovido de forro, e tendo a meia altura das paredes,vão fechados por grades de madeiras recortadas. A capela-mor, de planta hexagonal, liga-se à nave por um arco cruzeiro de madeira e é coberta por um teto abobadado e apainelado.
Lateralmente à capela-mor vê-se o sino em uma delgada janela no corpo da nave. O tratamento das superfícies internas é de grande refinamento, especialmente os forros apainelados com arremates em talha. A simplicidade da talha do único retábulo da capela-mor é compensada pela excelente qualidade das pinturas existentes acima do altar, com a representação de cenas ligadas à iconografia de São José: Visitação, à esquerda e Fuga para o Egito, à direita.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Igreja do Amparo

A Igreja do Amparo está localizada no centro da cidade de Minas Novas. Foi construída sob os auspícios da irmandade dos Homens Pardos da antiga Vila do Fanado, e parece datar da segunda metade do século XVIII, época do apogeu das irmandades e confrarias religiosas do período colonial em Minas Gerais.
Diversas reformas e modificações foram realizadas no edifício, ao longo de sua história. A igreja filia-se ao partido tradicional das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, com planta quadrangular, torres ligeiramente em destaque, englobadas no retângulo da nave, e corredores-sacristias ao longo das paredes da capela-mor.
A fachada segue em linhas gerais o mesmo partido, apresentando torres em secção quadrada, cobertas com telhadinhos de quatro água, empena lisa com pequeno óculo, porta almofada, quatro janelas com balaústres de madeira recortada, notando-se, porém, a ausência de cunhais aparentes. Sendo a capela-mor a única parte da igreja primitiva conservada intacta, aí se localizam consequentemente as remanescentes peças de interesse decorativo: o retábulo, a pintura do forro e algumas imagens em madeira policromada, entre as quais a da padroeira Nossa Senhora do Amparo e uma de Santa Bárbara de excelente confecção.
O altar-mor é em talha de rococó de boa qualidade e características regionais e estruturas em pilastras e quartelões, com delicados ornatos e dois pequenos ninchos, com dosséis nas laterais e arrematado no coroamento por guirlanda de flores pintadas.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Casarões antigos da cidade

O Centro de Minas Novas conta com vários casarões antigos do período Colonial brasileiro. Muitos desses casarões foram construídos no Século XVIII. Na Praça Dr. Badaró está um desses casarões que conserva as linhas arquitetônicas originais desse período e tem grande expressão histórica para o município, por ter pertencido ao inconfidente Domingos de Abreu Vieira. Segundo a tradição, ali se hospedou por mais de uma vez o maior herói da inconfidência mineira, Tiradentes. Hoje, esse casarão sedia em parte a Rádio Bom Sucesso.
O prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Museu Histórico de Minas Novas também é um antigo sobrado do Século XVIII.
Já o prédio da prefeitura foi construído em 1937, na gestão do prefeito Dr. Francisco Badaró Júnior, tendo como engenheiro o Dr. Ítalo Camisasca.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Igreja do Rosário

A Igreja do Rosário está localizada no centro da cidade de Minas Novas. Não foram localizados elementos documentais esclarecedores sobre a data de construção da igreja. Pelas características construtivas, presume-se que a sua edificação tenha ocorrido ainda no século XVIII, embora conste por tradição local que a instituição da irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da antiga vila do Fanado, responsável pela ereção do templo, se deu no ano de 1810.
Todavia, pode-se afirmar com certeza que se trata de construção do período colonial, porquanto existem referências a igreja em textos já de inícios do século XIX, como a “Corografia Brasílica”, de Pizarro e Araújo (altura de 1820).
Este templo é ainda hoje um dos mais prestigiados pelos fiéis da cidade, especialmente por nele se realizar anualmente a Festa do Rosário, com celebrações religiosas e folclóricas, uma tradição que remonta ao ano de 1810.
A igreja apresenta aspecto tradicional e retardatário, filiando-se ao partido das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, com planta quadrangular, divisão em nave, capela-mor, corredor e sacristias ao longo das fachadas laterais do edifício.
A fachada principal compõe-se de torres de secção quadrada e cobertura em forma de telhado, empena lisa com pequeno óculo, porta almofada e duas janelas com balaústres de madeira recostada.
Internamente, possui forro abobadado, de tabuado liso, com pequeno óculo, porta almofada e duas janelas com balaústres de madeira recortada. A estrutura da construção é em madeira e taipa, com telhado em duas águas e beirais em cachorros.
No painel em pintura do forro, em forma de medalhão, acha-se representada a figura de Nossa Senhora do Amparo, com o menino Jesus em flores nas mãos pisando em nuvens.
A data, 1834, é bem visível, juntamente com a inscrição em latim “Refugium Peccatorium”.
Dentre as lendas contadas na região, uma diz que um negro encontrou a imagem de Nossa Senhora do Rosário no rio Fanado e a levou para o alto de um morro, onde foi erguida a Igreja do Rosário.
Por tradição, é realizada a festa que se inicia com a “Busca da Santa”. Os fiéis saem em procissão na direção do rio Fanado para repetir a atitude de seus ancestrais.
Uma semana anterior ao início dos festejos, os moradores acordam pela madrugada para buscar água no rio Fanado para lavar a igreja em preparação à festa, a que chamam de “Quinta-feira do Angu”. Nos dias subseqüentes, são do reinado e posse, com missas, procissões, barraquinhas com comidas típicas, cortejos folclóricos e participação dos congadeiros e banda de música. A Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma tradição que se repete anualmente na cidade desde os meados do século XVIII, sempre entre os dias 23 a 25 de junho, conservando o caráter folclórico e religioso, mostrando a grandiosidade da fé nos minasnovenses.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Capela de São Gonçalo

A Capela São Gonçalo está localizada no centro da cidade de Minas Novas. Segundo a tradição local, a capela seria a mais antiga da cidade, devendo-se sua construção aos portugueses que se fixaram na então Vila do Fanado. Estes a teriam edificado com a fachada principal voltada para o morro da contagem, onde se localizava a Casa de Fundição, cuja proteção estaria sob a invocação do Santo Padroeiro da Capela. A conservação, em seu interior, de um ex-devoto datado de 1763, parece comprovar que o edifício servia ao culto por essa época.
De qualquer forma, há menção à capela em livros escritos anteriormente à independência, o que confirma a existência do modesto templo de Minas Novas já no período colonial. O partido arquitetônico da capela apresenta aspecto geral de grande simplicidade. A planta se compõe de nave, capela-mor, e duas sacristias laterais opostas às paredes da capela-mor, notando-se a ausência de torres ou sineiras. A estrutura da construção é em taipa e madeira, a cobertura em duas águas nos corpos principais e meia água nos cômodos das sacristias, enquanto as beiradas são em cachorros e madeira corrida. A fachada é simples, mas graciosa, com cunhais de madeira, duas janelas rústicas a altura do coro, pequeno óculo de madeira em meio à baixa empena, e,uma bela porta com verga em desenho de curvas e vedação em folhas caprichosamente almofadadas.
Internamente, nota-se interessante sistema de acesso ao coro e ao púlpito, que se faz através de estreito corredor embutido na espessura da parede de taipa, solução bem singular na arquitetura colonial mineira.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Prédio Sobradão

O Prédio Sobradão está localizado no centro da cidade de Minas Novas. Foi construído em 1821 pelo construtor João de Barro, em pau-apique. O prédio tem quatro andares, em estilo barroco, representado por suas características e dimensões, e considerado um dos mais interessantes exemplares de arquitetura de linhas do Brasil Colônia.
O Sobradão é formado por um único bloco de construção, em quatro pavimentos e estrutura de madeira e taipa, possuindo 59 janelas e oito portas, sendo que a principal mede 3,60 de altura.
O prédio foi construído para sediar o palácio do Governo, quando se cogitou da criação da Província do Estado do Jequitinhonha, do qual Minas Novas seria a capital. O casarão foi utilizado como fórum da comarca local por vários anos nos idos de 1900 e serviu de sede da extinta escola normal. O Sobradão é o marco turístico do município, pelo seu significado histórico e arquitetônico para a época de sua edificação. Tanto no seu aspecto funcional, quanto no seu aspecto construtivo, o edifício mereceu ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 25 de setembro de 1959.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Praça da Gruta

A Praça da Gruta está localizada no centro da cidade de Minas Novas. Recebe este nome por ter em sua área uma gruta, que no interior possui uma imagem de Nossa Senhora. O local é ponto de devoção de fiéis que ali se dirigem para fazer pedidos, agradecer e orar. A praça também conta com vários estabelecimentos de alimentação e é ponto de encontro de moradores e turistas da região.


Comunidade de Cachoeira do Fanado

A comunidade rural de Cachoeira do Fanado está localizada a 27 km do centro de Minas Novas., na área rural do município. Seu acesso é feito por estrada de terra. O local conta com uma Associação onde são vendidos os artesanatos produzidos pelos moradores locais.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Maria Aparecida- (33) 99199 2132 e José Roberto- (33) 99156 3236.


Matriz de São Francisco de Assis

A Matriz de São Francisco de Assis está localizada no centro da cidade de Minas Novas. Pertence originalmente à Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Minas Novas, e teve sua construção presumivelmente na segunda metade do século XVIII. A talha de seu altar-mor, em estilo rococó tardio, parece datar de fins daquele século ou de princípio do século XIX. Não foram, todavia, localizadas informações documentais sobre época precisa da edificação da igreja ou da autoria das obras de construção. Mas, existem referências à antiga capela franciscana de Minas Novas, em texto do início do século XIX, notadamente na “Corografia Brasílica” de Aires do Casal (1817), e nas “Memórias Históricas” de Pizarro e Araújo (pelos anos de 1820), nestas últimas figurando com o nome de “Capela da Conceição”, e sendo expressamente mencionada como sede da Ordem Terceira de São Francisco da antiga Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A igreja foi reformada várias vezes ao longo do tempo. Em reforma interna levada a efeito recentemente, suprimiram-se os dois altares do arco-cruzeiro, sendo também retirado à antiga grade de separação entre a nave e a capela-mor.
O edifício, estruturado originalmente em taipa e madeira, obedece a planta composta de nave, capela-mor e largos corredores-sacristias ao longo da nave da capela. No segundo pavimento, estes corredores possuem tribunas em toda extensão, abrindo-se para o interior da igreja.
A fachada principal é desprovida de torres. Na sua simplicidade mostra porta única e três janelas rasgadas por inteiro, com balaústres entalados à altura do coro, e um óculo ao meio da empena, abaixo do qual abriu-se recentemente pequena sineira. Todas as portas e janelas laterais são trabalhadas em almofadas. A igreja apresenta internamente forro abobadado na capela-mor e telhado aparente na nave, onde se destacam os dois púlpitos em madeira e almofada.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Domingos- (33) 99116 9910 / Irene- (33) 99115 0346 e Siele- (33) 99163 5772.


Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Minas Novas está localizado no centro da cidade. O local conta com venda de produtos típicos da gastronomia do município, além dos famosos artesanatos produzidos na região. Aos sábados, o mercado realiza a tradicional feira de hortifrutigranjeiros, que atrai moradores e visitantes locais.


Comunidade de coqueiro Campo

A Comunidade de Coqueiro Campo está localizada na área rural de Minas Novas. Seu acesso é feito por estrada de terra. No local são produzidos e comercializados os famosos artesanatos do Vale do Jequitinhonha. É possível hospedar na casa de um dos artesãos locais com pensão completa, e fazer uma oficina de cerâmica com os moradores. A comunidade possui vários receptivos familiares que estão preparados para receber os visitantes.
Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Maria Aparecida- (33) 99199 2132 e José Roberto- (33) 99156 3236.
Telefone da Associação de Artesãos de Coqueiro Campo para informações e agendamento de oficina de artesanato e hospedagem em receptivo familiar: (38) 3527.0024.


Barragem das Almas

A Barragem das Almas está localizada a 2Km do centro da cidade de Minas Novas em estrada totalmente asfaltada, e é muito procurada por moradores e visitantes da região em finais de semana e feriados. É uma área de lazer natural do município com local para banho, serviço e bar e restaurante e palco para apresentações artísticas e culturais.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 4435