fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Machacalis

Amor a primeira visita!

Com o nome originário da Tribo Indígena Maxacalí, a acolhedora cidade de Machacalis, situada no Vale do Mucuri, região nordeste de Minas Gerais, é tida como a menina dos olhos de cada filho seu. Aconchegante e com um povo muito hospitaleiro e festivo, este lugar de astral alto, lindas praças, belas construções arquitetônicas e rica diversidade cultural e natural, encanta moradores e turistas! Diz a lenda, que quem conhece Machacalis sempre retorna, pois leva consigo um sentimento bem conhecido e inquietante: a saudade. Realmente, não há como não se apaixonar e querer voltar para vivenciar os alegres festejos que acontecem na cidade ao longo do ano; tomar um gostoso banho e fazer uma pescaria no Rio Alcobaça, ou mesmo contemplar alguns de seus belos casarios da região central, e conhecer de perto o dia a dia da Tribo Maxacali, que se localiza no entorno do município e produz belos artesanatos, bastante apreciados pelos visitantes do local. Venha você também se apaixonar belas belezas e riquezas de Macahalis!

Informações Turísticas
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Machacalis de Machacalis-MG.
Endereço: Praça Trasíbulo Silva, 80, Centro.
Telefone: (33) 98827-6536
E-mail: culturamaxaca@hotmail.com

O município de Machacalis tem sua história oficial a partir do antigo povoado denominado Norte, tendo sido distrito do município de Águas Formosas em 1938.
Sua emancipação de Águas Formosas aconteceu em 1953, pela lei estadual nº 1039, de 12/12/1953. Foi elevado à categoria de município de Machacalis, adotando o atual nome em homenagem aos índios maxacalis, habitantes originais da região.
Tem uma área de 330,8 Km² em terras de relevo ondulado, sendo o ponto mais alto localizado a 548 metros, na divisa com o município de Fronteira dos Vales. Os rios Alcobaça e Norte cortam o município de Machacalis, que por sua vez faz parte da bacia do Rio Itanhém.
A maior parte de suas terras são dedicadas para a criação de gado de corte e de leite. A agricultura basicamente é formada por pequenos produtores que cultivam lavouras de feijão e milho para subsistência. Está distante a 645 km de Belo Horizonte, tendo acesso pela rodovia MG 105; BR 116; BR 262 e BR 381.
O município de Machacalis também é destaque no cenário mineiro pelo futebol, elevando o nome da cidade, que sempre teve grandes agremiações do esporte, sendo considerado um verdadeiro celeiro desses atletas, muito por conta de possuir vários campos de várzea na área urbana e nas margens do Rio Norte. Antigamente, a cidade não possuía um estádio descente. Em 1987, na gestão do Prefeito Gilvânio Moura Batista, iniciou-se a construção de um estádio, concluído em 1992, já na gestão do Prefeito Adamir Dias Leite, que deu origem ao nome atual deste equipamento esportivo.

Hospedagens


Pousada Machacalis

Endereço: Rua Pedro Dias do Nacimento, 151, Centro
Telefone: (33) 3627 1810/ 98856 7870
Email: pousadamachacalis@hotmail.com

Bares e Restaurantes


Cantinho Mineiro Restaurante e Bar

Endereço: Praça do Pirulito, 637, Centro
Telefone: (33) 98728 5194

Garage Bar

Endereço: Rua Manoel vital ,86, Centro
Telefone: (33) 98823 5596
Email: garagebar80@gmail.com

Pizzaria Karibe

Endereço: Rua Milton Campos, 299, Centro
Telefone: (33) 98869 9805

Restaurante Pag Pouco

Endereço: Rua Salvador, 186, Centro
Telefone: (33) 98867 6254

Restaurante Sabor de Minas

Endereço: Rua Fausto oliveira, 08, Centro
Telefone: (33) 98893 4960
Email: neide007@hotmail.com

Atrações Turísticas


Museu Machacali

O Museu de Machacalis, é uma das instituições mais importantes existentes na cidade. Ele é responsável pela preservação da memória cultural e, também, pelo patrimônio material e imaterial do município. Está situado à Praça da Matriz, ao lado da Secretaria Paroquial. Preservando sua construção original, a casa muito antiga abriga o acervo cultural local e foi restaurada pela Prefeitura Municipal para esta finalidade.
Com características históricas, é, portanto, uma instituição de memória. No seu acervo de ricas informações, fatos, objetos e documentos, existem contextos históricos relevantes, onde se destaca a “História dos Índios Maxacali”. A saga indígena vem ilustrada através de painéis fotográficos, contendo textos, testemunhos, históricos de grande valia, narrando a trajetória dos índios, suas lutas, conquistas, decepções e como sobrevivem.
Existem também equipamentos antigos, peças de artes feitas por artesãos do município, artesanatos indígenas, dentre outras peças.
Um grande acervo fotográfico, todo ele em preto e branco, mostra a evolução panorâmica da cidade, suas ladeiras, suas ruas de terra vermelha. Outras fotografias, em grande número, mostram os desfiles de Sete de Setembro; Semanas da Pátria, comemorada pelas escolas da época.
Enfim, o Museu é uma riqueza! Um espaço que merece ser visitado cotidianamente!
Uma visita ao museu desperta a curiosidade e o desejo de entender ainda mais determinados acontecimentos em Machacalis, Minas Gerais.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.
E-mail: culturamaxaca@hotmail.com.
Telefone: (33) 98827 6536.


Igreja de São Sebastião

Considerada uma das principais atrações turísticas de Machacalis, a Igreja de São Sebastião foi construída nos anos de 1950 por moradores do povoado denominado Norte, que carregaram na cabeça as pedras para a edificação do templo , no intuito de que a construção fosse erguida. Está situada na Praça Central da cidade, também conhecida como Praça da Matriz, igualmente outro cartão postal de Machacalis. Na festa do Padroeiro São Sebastião, que acontece anualmente no mês de janeiro, milhares de fiéis frequentam a programação religiosa da igreja, que inclui novena, missas, procissão, dentre outras atividades.
Endereço: Praça da Matriz, S/N.
Telefone: (33) 3627 1246.


Rio Alcobaça

Principal ponto de lazer e atrativo natural dos moradores e visitantes de Machacalis, o Rio Alcobaça está distante a apenas 5Km do centro da cidade. Com fácil acesso, águas cristalinas, cachoeiras e margens com grandes extensões de areia, o local torna-se ideal para banho, pescaria, pique-niques, e por isso, é bastante visitado nos finais de semana e feriados. A paisagem bucólica do ambiente, ladeado por grandes ingazeiras, propicia aos visitantes sombras frescas e ótimos locais para camping. Serviços de bar e restaurante também são oferecidos em alguns pontos de banho do Rio Alcobaça.
Maiores informações sobre como visitar o atrativo:
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Machacalis de Machacalis-MG.
Endereço: Praça Trasíbulo Silva, 80, Centro.
Telefone: (33) 98827-6536
E-mail: culturamaxaca@hotmail.com


Praça da Matriz

Principal ponto de encontro de moradores e visitantes de Machacalis, a Praça da Matriz de São Sebastião, ou simplesmente Praça da Matriz , como é conhecida, está localizada no centro da cidade e abriga um lindo jardim com plantas e flores que embelezam a área urbana e fazem gostosas sombras durante o dia, convidando a todos para um gostoso descanso e bate papo. Já durante a noite, os quiosques, bares e restaurantes de seu entorno são uma ótima opção para quem busca momentos de lazer e descontração. Bem em frente a praça está localizada a Igreja Matriz de São Sebastião, principal igreja católica e um dos principais cartões postais da cidade.

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254