fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Ladainha

Descubra um lugar bonito por natureza!

Bem vindo(a) a Ladainha! O maior refúgio de belezas naturais da região do Circuito Turístico das Pedras Preciosas! Descubra lindas cachoeiras. Aprecie os monumentos preservados da antiga Ferrovia Bahia-Minas. Faça compras de artesanato numa autêntica aldeia indígena e prepare-se para fazer um trekking numa imponente pedra que pode ser avistada por toda a cidade. Ladainha te espera para viver momentos únicos e inesquecíveis em meio à natureza e a cultura da região.

Os encantos de Ladainha esperam por você!

Linda por natureza! Assim pode-se descrever Ladainha, município que está entre os que possuem maior área de floresta preservada do estado de Minas Gerais. A variedade e a diversidade de flora e fauna, aliada a abundância de mananciais de água tornam esse lugar um verdadeiro santuário ecológico, perfeito para a prática de atividades ligadas ao ecoturismo, como o trekking, o ciclismo ou mesmo banhos revigorantes nos inúmeros córregos, rios e cachoeiras da região. Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção em Ladainha é uma imponente pedra que se ergue majestosa a poucos quilômetros do centro e é visível em diversos pontos da cidade. Essa formação rochosa fica ainda mais bela quando apreciada da “Ilha dos Caras”, pousada que está implantada dentro de um lago próximo a antiga usina hidrelétrica do município, que também merece uma visita.
Ladainha é rica não apenas de ambientes naturais. A história local também contempla inúmeras preciosidades. Um dos exemplos são os vestígios da Estrada de Ferro Bahia-Minas, construída por volta de 1882, no intuito de transportar a madeira que era extraída do nordeste mineiro até o porto de Caravelas, já no estado da Bahia. Para ver de perto a herança desse tempo é só visitar uma das construções deixadas pela Ferrovia, como a antiga estação ferroviária; o pontilhão de ferro, na entrada da cidade e com vista para a Pousada Ilha dos Caras; o túnel por onde passavam à locomotiva Poxichá e seus vagões; e a oficina das máquinas, situada próxima ao centro.
Com tamanha diversidade histórica, cultural e natural fica fácil entender porque tantas pessoas se encantam por Ladainha. Mais compreensível ainda é saber que estar num lugar como este requer a prática constante de uma frase ecológica já bem conhecida: Deixar apenas pegadas, tirar apenas fotos e levar apenas saudades. Passeios organizados para Ladainha podem ser reservados na Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas: (33) 3523 1870.

Hospedagens


Ilha dos Caras

Telefone: Tel: 33- 3524-1312/ 98826-3134.
Website: http://www.ilhadoscaras.com.br
Email: lucasmiglio01@hotmail.com

Pousada Kady

Telefone: Tel: 33- 3524-1679.

Pousada do Seu Dedé

Telefone: Tel: 33- 3524-1439.
Email: dedealtivo@hotmail.com

Hotel Cruzeiro

Telefone: Tel: 33- 3524-1298.

Pousada Recantos das Rosas

Telefone: (33) 3524.1439 / 98870.7465
Email: dedealtivo@hotmail.com

Bares e Restaurantes


Restaurante da Sandra

Endereço: Rua Luiz Reis, 50-Centro.
Telefone: 33-988518397

Restaurante do Hotel Cruzeiro

Endereço: Rua Virgilio Rodrigues, 264-Centro.
Telefone: 33- 3524-1298

Bate Papo Bar e Restaurante

Endereço: Av. João Bastos Cayo, 169 - Centro
Telefone: (33) 98739-5962 / 98833-1730

Atrações Turísticas


Construções históricas

Construções Históricas da Ferrovia Bahia-Minas

Ladainha é o município da região do Circuito Turístico das Pedras Preciosas que detém o maior número de construções históricas da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas, que ligava o Nordeste Mineiro ao Sul da Bahia. No centro da cidade, ainda é possível ver a antiga estação ferroviária e a casa do agente que servia de moradia para os trabalhadores da linha férrea , além de outras casas que também serviam de residência para esses trabalhadores. Próximo ao centro está à oficina das máquinas, onde eram consertados os vagões da Ferrovia. Logo na entrada da cidade está o pontilhão de ferro por onde passavam os trilhos da Bahia-Minas. A cerca de três quilômetros do centro, em direção a Novo Cruzeiro, está o túnel por onde adentravam os vagões. Todas as construções datam da década de 1920 e estão em bom estado de conservação. Guias para city-tour histórico e Cultural, seu Dede, (33) 35241439


Usina

Usina Hidrelétrica

A antiga Usina Hidrelétrica de Ladainha fica localizada na Rua da Usina, cerca de 2Km do centro da cidade. O local foi construído na primeira metade do Século XX e serviu para a captação de água e fornecimento de energia para o município. Conta com uma bela paisagem formada por matas e rio que não é apropriado para banho.


Ladinha

Pedra de Ladainha

A Pedra de Ladainha é uma belíssima formação rochosa que pode ser vista por toda a cidade. Fica distante cerca de 20 minutos do centro de Ladainha por estrada de terra, que não possui boas condições de acessibilidade de carro em seus últimos 2 km. A subida na pedra é feita com a ajuda de um cabo de aço e é considerada de grau médio-alto de dificuldade, sendo a subida recomendada apenas para pessoas que tenham costume em praticar exercícios físicos e com o acompanhamento de um morador que conheça o percurso. A Pousada Ilha dos Caras, localizada na entrada da cidade, possui uma bela vista para a Pedra. Guias para o trekking na Pedra de Ladainha, Denis, (33) 9 8825.6880, e Silmar , (330 9 8832.0161


Cachoeira

Cachoeira do Córrego São Geronimo

A Cachoeira do Córrego São Jerônimo, também conhecida como "Cachoeira de Lindembergue", fica localizada a aproximadamente 25 km do centro de Ladinha, em direção ao Córrego São Jerônimo, por estrada de terra em bom estado de conservação. O local conta com pequena queda d´água e bom poço para banho. É procurada por moradores da região também para pescaria. Como não há sinalização até o local, recomenda-se a visita à cachoeira com alguém que já conheça o percurso.


Aldea Indigena

Aldeia Verde Maxakali

A aldeia indígena Maxakali está distante a cerca de 25 Km do centro de Ladainha em direção a Sucanga (distrito de Poté),por estrada de terra em bom estado de conservação. Não há sinalização até o local, apenas uma placa indicando a entrada da reserva à beira da estrada. A Tribo abriga um dos últimos remanescentes da etnia Maxacali que vivia nas terras do Leste/Nordeste de Minas Gerais. Muitos índios maxacali ainda falam somente o dialeto de seus ancestrais. Já outros se comunicam muito bem em português. A tribo produz e comercializa artesanato feito com sementes, madeiras e outros elementos naturais. Os índios são pacíficos e estão acostumados a visitações na aldeia. Para não se perder no caminho, o turista que nunca foi ao local deve ir acompanhado de alguém que conheça a região. Contato com o representante da tribo, Israel, pelo telefone: (33) 99927-8669. Guia para visita a Aldeia Indígena, Seu Dede, (33) 3524.1439.


São Francisco

Cachoeira São Francisco

Também conhecida como ''Cachoeira de Dona Helena''. É considerada uma das melhores cachoeiras para banho em Ladainha devido a limpidez de suas águas, fica localizada a aproximadamente 12 km do centro de Ladainha. Guias para passeias na cachoeira, Denis, (33) 9 8825.6880, Silmar, (33) 9 8832.0161


Boa Esperança

Cachoeira Boa Esperança

A cachoeira do Sr. Wilson está localizada a 6 km do centro de Ladainha, em direção a Sucanga (distrito de Poté), por estrada de terra em bom estado de conservação. O local, muito frequentado por moradores da região durante os finais de semana, conta com poço para banho e uma barraca de palha que esporadicamente comercializa bebidas e lanches. Não há sinalização até o local, portanto, recomenda-se a visita à cachoeira com alguém que já conheça o percurso. Guias para passeio na cachoeira Denis, (33) 9 8825.6880, e Silmar , (330 9 8832.0161


Fazenda Marialva

Cachaça Marialva

A Fazenda Marialva está distante cerca de 3 Km do centro de Ladainha, em direção a Novo Cruzeiro, por estrada de terra em bom estado de conservação. No local é produzida há mais de 70 anos a Cachaça Marialva, bastante conhecida na região. Visitas devem ser agendadas com o proprietário da fazenda, Senhor Celso Lagoas, e dependem também de sua disponibilidade. Telefone: (33)98827 8510.

Eventos


Carnaval e desfile de blocos.

Carnaval e Desfile de blocos.


Festa Cultural do Distrito de Concórdia do Mucuri.

Festa Cultural do Distrito de Concórdia do Mucuri.


Festa Cultural do Ladainhense Ausente.

Festa Cultural do Ladainhense Ausente.


Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.