fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 4435

Jenipapo de Minas

Um oásis de belezas no sertão de Minas Gerais!

Lugar de lendas, histórias, deliciosa gastronomia e a belíssima paisagem da Barragem do Setúbal! Bem vindo(a) a Jenipapo de Minas, cidade de gente hospitaleira e de riquezas que encantam! Aproveite para conhecer também as festas que acontecem o ano todo no município e atraem visitantes de toda a região! Jenipapo de Minas espera por você!

Informações Turísticas:
Telefone: (33) 3738 9052.
E-mail: jenipapo.cultura.turismo@outlook.com.

Em jenipapo de Minas, as belezas e tradições surpreendem tanto quanto a hospitalidade de sua gente!

O nome Jenipapo vem, é claro, dos inúmeros jenipapeiros que existiam no lugar. Mas, o que este pequeno município tem mesmo é história pra contar. Diz a lenda, que um escravo que viveu por essas terras há dezenas de anos sofreu muito sob o domínio do seu senhor. Ao morrer, seu corpo foi arrastado da fazenda onde vivia até a sepultura, hoje localizada numa gruta no centro da cidade, conhecida como a Gruta de Pai Joaquim. Com o tempo, pessoas de lugares distantes vinham fazer romarias para cumprirem suas promessas e venerar a imagem deste homem, cuja alma virtuosa diziam conceder graças àqueles que a ele recorressem.
Os anos se passaram, mas, a devoção do povo continuou a mesma. Prova disso são os grandes eventos do município, que não por acaso homenageiam santos da igreja católica. As maiores festividades jenipapenses são a Festa de São Sebastião, realizada sempre em janeiro, a Festa de Pai Joaquim, que apesar de não ser considerado um santo pela Igreja Católica, também recebe suas homenagens no mês de maio e, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no mês setembro. Com tamanha expressão de fé, uma visita à Capela de São Sebastião, localizada na Praça Bom Pai, torna-se imprescindível.
Outra atração local é uma grandiosa obra feita através de uma parceria entre Governo de Minas e o Governo Federal. Trata-se da Barragem de Setúbal, edificada para resolver o problema da água na região com a perenização do Rio Setúbal. O lugar apresenta uma paisagem bucólica formada pelo rio de mesmo nome, montanhas e um imenso lago. A expressividade cultural do município também é marcante. Sua gente acolhedora preserva tradições folclóricas e sabe como ninguém produzir licores, geléias e artesanatos bastante apreciados pelos seus moradores e visitantes. Assim é Jenipapo de Minas, um oásis de cultura, fé e natureza em meio ao sertão mineiro.

Hospedagens


Hotel Real Minas

Endereço: Rua Direita, 329–Centro.
Telefone: 33 9 8896-3374

Bares e Restaurantes


Bar do Liu

Endereço: Rua Direita, 501, Centro
Telefone: (33) 9872-2960

Bar e Restaurante do Flavinho

Endereço: R. Monsenhor Bernadino, 638, Centro
Telefone: 33 9 8804-4071
Email: flavio_jenipa@hotmail.com

Império Lanchonete e Restaurante

Endereço: Rua Costa, 950 - Bairro Lagoinha
Telefone: 33 98862 7886

Pizzaria Alpha

Endereço: R. Santos Dumont, 142, Centro
Telefone: 33 9 8855-9583

Restaurante Aconchego da Roça

Endereço: R. Costa, 357, Centro
Telefone: (33) 98848-0142

Restaurante Novo Horizonte

Endereço: Rua do Cruzeiro, 210 - Bairro Lagoinha
Telefone: 33 9 8859-3137

Restaurante Sabor de Minas

Endereço: Rua Monsenhor Bernadino, 270- Centro.
Telefone: 33-98898 1381.

Atrações Turísticas


Gastronomia e Artesanato Típico

Os licores e o artesanato de Jenipapo de Minas são produtos bastante apreciados por moradores e turistas do município. Podem ser encontrados em uma loja da associação de artesãos e produtores locais que fica ao lado da Prefeitura.
Informações na Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas: (33) 3738 9002.


Barragem de Setúbal

A Barragem de Setúbal está distante a cerca de 20km do centro de Jenipapo de Minas, em direção a Agrovila Monte Alegre, por uma estrada de terra. Foi construída através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de Minas e custou cerca de 160 milhões de Reais. Sua instalação, além de ter contribuído para perenização e armazenagem de água do Rio Setúbal, trouxe uma bela paisagem para a região, ideal para ser contemplada em uma visita ao município.
Outras informações sobre como visitar a Barragem de Setúbal na Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas: (33) 3738 9002.


Praça Bom Pai

A Praça Bom Pai retrata um pouco da história e da cultura do município de Jenipapo de Minas. No local está à estátua e a gruta de Pai Joaquim, um personagem local. Contam os antigos moradores, que Pai Joaquim foi um escravo morto cruelmente pelo seu senhor e, desde então, costuma fazer milagres a quem ele recorre, sendo também motivo de devoção e admiração por habitantes de outras localidades. Também na praça está a Capela de São Sebastião e o Mercado Municipal, que aos sábados recebe a tradicional feira, e tem o procurado "pastel do Valdir", iguaria da culinária jenipapense bastante apreciada.


Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é um evento tradicional de Jenipapo de Minas. Acontece anualmente no mês de setembro e homenageia a padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição. Durante os dias de realização da Festa, milhares de pessoas da região se reúnem para participar da diversificada programação religiosa e cultural do evento, que atrai artistas de renome nacional.
Outras informações na Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas: (33) 3738 9002.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 4435