fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Itamarandiba

Terra do Parque Estadual da Serra Negra e de belezas únicas!

Itamarandiba é a terra do Parque Estadual da Serra Negra e de belezas que devem ser descobertas em cada canto desse destino. No Distrito de Penha de França, cachoeiras, cavernas e construções históricas esperam pelo visitante. Na cidade, além dos produtos típicos da gastronomia e do artesanato, várias arquiteturas chamam a atenção para a história e a religiosidade do lugar. Já na zona rural, atrações naturais e culturais completam as opções de turismo local.

Exuberante natureza, delicado artesanato, construções de época, eventos tradicionais e ainda, uma rica culinária.

Atenção para a receita de Itamarandiba: pegue um punhado de hospitalidade, acrescente história a gosto, junte tudo com doses extras de belo artesanato e finalize com uma pitada exuberante de natureza. Está pronto o município que vai fazer você ficar com água na boca. A metáfora desta introdução foi só pra ressaltar que a culinária itamarandibana é reconhecida como uma das mais ricas e variadas de toda Minas Gerais. Seus pratos tem origem no Período Colonial e vão desde os comuns tropeiros da época até a suculenta costelinha de porco com angu; a canjiquinha; o tradicional frango com quiabo, além de frutos do Cerrado como o pequi, apreciado em diversos pontos da cidade. Ah, sim, o fogão à lenha, o pão de queijo e o café fresquinho também fazem parte do dia a dia local.
Mas, não é só na gastronomia que Itamarandiba dá show. Os eventos que acontecem durante todo o ano movimentam a economia e fazem a alegria dos moradores e turistas. A Expoita, como é conhecida Exposição Agropecuária do município, é considerada uma das maiores festas da região. O carnaval, por sua vez, é tido como um dos melhores de todo o Norte e Nordeste mineiro. Já a Festa de Nossa do Rosário dos Homens Pretos e as encenações da Semana Santa e Corpus Christi, retratam os valores históricos e religiosos que não foram esquecidos pelo povo deste lugar, que sabe mesmo como agradar a todos os gostos.
Dentre outras atrações locais estão às construções seculares, que tem na herança portuguesa a inspiração de sua arquitetura. Um bom exemplo são os Casarões da Rua Padre João Afonso; do Largo do Souza; da Rua Tiradentes e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Alphonso Pavie. Já no distrito de Penha de França está a Igreja de Nossa Senhora da Penha, que chama a atenção por sua fachada e pelo belíssimo altar. O Distrito ainda tem como atrativos como a Cachoeira de Penha de França, a Gruta da Lapa Santa, o Parque Arqueológico de Campo das Flores e a belíssima Serra do Ambrósio.
Visitar Itamarandiba é sentir o passado com um gostinho todo especial da arte, da cultura e da natureza do presente!

Hospedagens


Hotel Serra Negra

Telefone: Tel:38-3521 1200.
Website: http://www.hserranegra.com.br
Email: hotel.serranegra@yahoo.com.br

Hotel Marlise

Telefone: Tel: 38-3521 1217.
Website: http://hmarlise@hotmail.com
Email: marlise@bol.com.br

Aricanduva Hotel

Telefone: Tel: 38 3521 1080.
Website: http://reservas@hotelaricanduvahotel.com.br
Email: www.aricanduvahotel.com.br

Hotel São Geraldo

Telefone: Tel: 38-3521 1180.

Pousada Santa Efigênia

Telefone: Tel: 38-3521 1854.

Pousada e Restaurante Posto do Bodão

Telefone: Tel: 38-3521 1185.

Palace Hotel

Telefone: Tel: 38-3521 1002.
Email: teocityevidence@hotmail.com

Hotel Barateiro

Telefone: Tel: 38-3521 1197.

Bares e Restaurantes


Restaurante Recanto Mineiro

Endereço: Rua 21 de Abril, 50- 1º de Maio.
Telefone: 38- 9159-1569.

Restaurante do Elesbom

Endereço: Rua Diamantina, 566- São Geraldo.
Telefone: 38- 3521-1725.

Restaurante Canto da Vovó

Endereço: Praça Mercado Velho, 66- Centro.
Telefone: 38- 3521-1273.

Lanchonete e Restaurante Uai

Endereço: Praça Dom Serafim, 41- Centro.
Telefone: 38- 3521-2086.

Restaurante do Zezim

Endereço: Rua Diamantina, 120- Centro.
Telefone: 38- 3521-2495

Atrações Turísticas


Construções

Construções Históricas e Religiosas da Cidade

Os vestígios da colonização portuguesa em Itamarandiba podem ser encontrados nos seus casarios antigos da Rua Padre João Afonso; no Largo do Souza; na Rua Tiradentes e na Praça Dr. Alphonso Pavie. Dentre os templos religiosos urbanos, chama a atenção a arquitetura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no centro da cidade e que tem um belo cenário quando vista a partir da Praça da Matriz; a Igreja de São Sebastião; a Igreja do Bom Jesus; a Igreja de Santa Luzia e a Igreja de São Cristóvão, edificada pela comunidade do Bairro Florestal como homenagem as centenas de caminhoneiros de Itamarandiba. Já a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, é muito visitada por fiéis que vem fazer pedidos, agradecer ou mesmo orar.


Parque Estadual

Parque Estadual da Serra Negra

O Parque Estadual da Serra Negra foi criado pelo Decreto Estadual 39.907 de 22 de setembro de 1998. Sua área total é de 13.564 hectares e abrange 137 propriedades. O Parque tem o objetivo de proteger a grande quantidade de nascentes nele existente que são de vital importância para regiões do Alto e Médio Jequitinhonha; e de contribuir para preservação do patrimônio genético, protegendo amostras da diversidade biológica da área. Está distante cerca de 33 km da sede do município por estrada de terra em direção ao Distrito de Padre Afonso. A estrada tem estado razoável de conservação, mas, fica bastante precária em períodos chuvosos. A sinalização até a entrada do Parque é bastante ineficiente. Há outro acesso também através da MG 117 que liga Itamarandiba ao município de Coluna. Já no interior do Parque, uma via interna de circulação leva a antiga torre de transmissão da TV Leste, sendo que este local é considerado um dos pontos mais altos da região, com aproximadamente 1.535 metros de altitude, onde tem-se uma vista espetacular do mar de montanhas que circunda a região. A vegetação local exuberante alterna entre diferentes tipos de biomas como a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Possui espécies endêmicas de plantas e é habitat de diversas aves e mamíferos. Inúmeras cachoeiras compõe o cenário natural do ambiente, sendo que algumas podem ser visitadas através de trilhas. Como não há infraestrutura turística na área, a visitação ao Parque só pode ser feita com a autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que conta com um escritório em Itamarandiba. Além disso, a visita ao local só é recomendada com o acompanhamento de morador que conheça a região e com veículos que possuem tração. Mais informações no IEF: (38) 3521 1128 / (33) 3521 1321 e na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itamarandiba: (38) 3521 1381. Guias para o Parque Estadual da Serra Negra Vicente (38) 9 9964.0837 e Afonso, (38) 9 9729.9961


Mercado Municipal

Feira livre de sábado

A Feira Livre de Sábado de Itamarandiba acontece no Mercado Municipal da cidade e atrai inúmeros moradores e visitantes. No local podem ser encontrados artigos do artesanato e da gastronomia típica da região como mel, biscoitos, licores, requeijões e queijo.


Santa Joana

Distrito de Santa Joana

O Distrito de Santa Joana tem como atrativos a Cachoeira do Capanga, os artesanatos do Sr. Manoel Coelho e do Sr. Sebastião Paranhos e a construção de época conhecida como “Casarão Eustáquio Neves”. Não há sinalização de acesso até o local. Sua visitação só é recomendada com o acompanhamento de um morador que conheça a região.


Penha de França

Distrito de Penha de França

Localizado a cerca de 35 Km do centro de Itamarandiba, o Distrito de Penha de França conta com atrativos históricos, culturais e naturais ainda pouco explorados pelos visitantes do município. O lugar conta com a bela Igreja de Nossa Senhora da Penha, construída na segunda metade do Século XVII e que é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal. Já a Gruta da Lapa Santa, que fica no Distrito, apresenta uma bela vegetação de campos de areia e sinais rupestres. A Cachoeira de Penha de França é um atrativo natural da comunidade bastante convidativo durante os dias de calor. A Serra do Ambrósio que circunda Penha de França emoldura ainda mais a paisagem cênica local. O acesso até o Distrito é feito por estrada de terra, que durante o período chuvoso fica muito precário. A sinalização também é bastante deficiente. Recomenda-se a visitação com o acompanhamento de um morador que conheça a região. Guia para o distrito de Penha de França, Rafael, (38) 9 9740.9057


Cachoeira do Divino

Um bom lugar para descanso

A cachoeira fica localizada na área rural de Itamarandiba e conta com bom poço para banho. Guias para a Cachoeira do Divino, Dirceu,(38) 9 99859853 e Mizael, Josiel, Rogério e Sandro (38) 3521.7102/ (38) 3521.7101


Lapa Club

Lapa Clube- Distrito de Penha de França

O Lapa Clube e um ótimo lugar para você passa o dia com sua família e amigos.
Contato Telefone: (38) 9-9938-4794


Construções históricas da cidade

Conheça as construções históricas da cidade

Casarões antigos da rua Padre João Afonso ; no Largo do Souza; na rua Tiradentes e na Praça Dr. Alphonso Pavie.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.