fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Caraí

Terra dos garimpos de pedras preciosas

Caraí é o destino de Minas Gerais que mais possui garimpos de pedras preciosas. Informações e agendamento de passeios em garimpos podem ser obtidos na Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas: (33) 3523 1870. A cidade também apresenta belas cachoeiras, produtos típicos da gastronomia e artesanato com grande reconhecimento.

Vem da terra um dos encantos do município de Caraí: as pedras preciosas. Mas vem de sua gente uma das maiores preciosidades desse lugar.

Situado na região dos garimpos, o município de Caraí está intimamente ligado ao maior destaque deste Circuito: as pedras preciosas. Até mesmo o seu povoamento começou em função da cobiça de exploradores da época, que vieram tentar a sorte em terras ainda desconhecidas. Por volta de 1849, quando já se constatava a diminuição do ouro em diversos pontos do estado, dois destes desbravadores, o senhor Joaquim e o senhor Vicente Coimbra, ouviram falar das ricas matas desta região. Esperançosos por encontrar novas jazidas de ouro e lavras de pedras preciosas, organizaram então uma expedição com os filhos para seguir as margens do Rio Gravatá e, posteriormente, as margens do Rio Piauí, até chegarem onde hoje está localizado o município de Caraí.
O tempo passou, mas, até hoje, ainda é possível encontrar os garimpeiros, que dia após dia continuam na expectativa de encontrar os minerais preciosos em uma das diversas minas da região. Conversando com alguns destes homens chega-se a conclusão que, apesar de considerarem o seu ofício um pouco árduo, eles não querem outra coisa para as suas vidas, pois sabem que em nenhuma outra atividade poderão ter sentimentos tão prazerosos como a esperança, a persistência e a vitória. Alguns garimpos dos distritos de Caraí recebem turistas com certa frequência. Os passeios organizados tem saída a partir de Teófilo Otoni. Reservas podem ser feitas na Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas: (33) 3523 1870.
Contudo, a atração do município não está apenas em seus garimpos. As cachoeiras, rios e o rico artesanato local também são bem expressivos. Em Caraí, as mãos do homem e da natureza andam lado a lado, seja desbravando possibilidades e sonhos ou esculpindo belezas e encantos.

Hospedagens


Pousada e Restaurante Monte Mineiro

Telefone: Tel: 33-987498381 / 988546611.

Pousada Bé Carlos

Telefone: Não possui

Pousada Graal

Telefone: Tel:33-988398402.

Bares e Restaurantes


Frango Caipira do Nilsinho

Endereço: Córrego São José, S/N
Telefone: 33 98708-7349

Restaurante da Custódia

Endereço: Travessa 31 de Março, 32 - Centro.
Telefone: 33 9 8839-8546

Restaurante da Cida de Maçu

Endereço: Rua Domingos Carpinteiro, 33 - Centro
Telefone: 33 9 8820-1050

Bar e Restaurante Caldeiras Bar

Endereço: Rua Marcelino José Ribeiro, 780-Centro.
Telefone: 33-988229960.

Atrações Turísticas


Cachoeira do Batatal

-

A Cachoeira do Batatal está localizada na zona rural do município. Não há sinalização de acesso até o local. Sua visitação é recomendada com o acompanhamento de um morador que conheça a região.


Cachoeira do Veridiano

-

A Cachoeira do Veridiano está localizada na zona rural do município. Não há sinalização de acesso até o local. Sua visitação é recomendada com o acompanhamento de um morador que conheça a região.


Cachoeira Paraíso

-

A Cachoeira Paraíso está localizada na zona rural do município. Não há sinalização de acesso até o local. Sua visitação é recomendada com o acompanhamento de um morador que conheça a região.


Clube de Lazer Lagoa Azul

-

O Clube de Lazer Lagoa Azul está localizado no Córrego do Suassuí , a aproximadamente 5 km da do centro da cidade. Conta com lago para pescaria, cachoeira e serviço de bar e restaurante. A visitação ao local é recomendada com o acompanhamento de um morador que conheça a região.


Igreja Matriz São José Operário

-

A Igreja Matriz de São José está localizada na Praça Frei Egídio S/N – Centro de Caraí. Possui arquitetura moderna e celebrações todas as semanas.


Artesanato

-

O artesanato de Caraí é conhecido mundialmente em função de um artesão muito famoso do município, o já falecido Sr. Ulisses. Suas peças com inspiração em figuras mitológicas agradaram público diverso e abriu portas para que outros artesãos locais também desenvolvessem essa arte. O artesanato típico de Caraí é o feito em cerâmica. Contatos para compras desses produtos podem ser feitos na Casa de Cultura do município: (33) 3531-1252/(33) 3531 1254 .


Garimpos de Pedras Preciosas

-

O município de Caraí possui inúmeros garimpos de pedras preciosas. A visitação em um desses garimpos pode ser feita através da agência de receptivo turístico Gestur. Saídas do passeio a partir de Teófilo Otoni: (33) 3523 1870 / (33) 98829 2628.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.