fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Capelinha

Venha visitar uma das maiores festas da região e l

Capelinha é um pólo nacional de produção e comercialização de café. Mas sua riqueza econômica também está na quantidade e variedade de seus eventos que acontecem ao longo do ano, dentre eles, a Festa do Capelinhense Ausente, que é realizada sempre no mês de julho e atrai milhares de pessoas de todo o Brasil. Os famosos produtos típicos do Vale do Jequitinhonha como queijos, biscoitos, cachaças e artesanato também podem ser encontrados no Mercado Municipal da cidade.

De uma antiga capela, a um município de economia pujante. Em Capelinha, a força do presente é celebrada nos eventos, na arte e na cultura de sua gente

Sentir o aroma que vem do mais fino café das Gerais; se encantar com o belíssimo artesanato do Vale do Jequitinhonha; conhecer de perto como é feita uma autêntica cachaça mineira, apreciando-a com um bom dedinho de prosa e o famoso queijo de Minas. Assim é Capelinha, município pólo da região do Alto Jequitinhonha que surgiu com a construção de uma humilde capela, coberta de capim, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça, por volta de 1812.
Capelinha parece ter sido mesmo abençoada. Sua localização privilegiada no divisor de águas dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, proporcionam-lhe clima e solo variados, de tal sorte, que a inclemência das secas ocasionais nunca atinge o município de modo total e irremediável. A geografia do município ainda foi tão generosa que proporcionou a esta localidade uma das mais belas paisagens de toda a região. É impossível não ficar admirado com a visão estonteante da cadeia de montanhas vistas de seu planalto.
A hospitalidade dos moradores também é algo encantador. As festividades, por sua vez, distribuídas num calendário anual de eventos diversificado, tornam-se grandes atrativos do município. Dentre as festas mais famosas de Capelinha está a do Capelinhense Ausente, realizada anualmente no mês de julho e que atrai milhares de pessoas com sua programação eclética, que vai desde mostras da cultura regional no espaço conhecido como “Galpão Cultural”, até os famosos shows de artistas de reconhecimento nacional.

Hospedagens


Hotel Catuai

Telefone: Tel: 33-3516-1401 .

Hotel Icatu

Telefone: Tel:33- 3516-1506.

Hotel Planalto

Telefone: Tel:33- 3516-1170.

Hotel Aranãs

Telefone: Tel: 33- 3516-1491.

Bares e Restaurantes


Restaurante e Churrascaria Chapadão

Endereço: Anel Rodoviário- Bairro Planalto S/N.
Telefone: 33- 3516-1479

Ripa Restaurante e Pizzaria

Endereço: Rua João Alves Sampaio, nº 445-Bairro Planalto.
Telefone: 33- 3516-3373

Girassol Restaurante e Lanchonete

Endereço: Rua Getúlio Vargas, nº 46-Centro.
Telefone: 33- 3516-1456.

Storil Restaurante e Pizzaria

Endereço: Rua Carlos Prates, nº 196-Bairro Maria Lucia.
Telefone: 33- 3516-1751.

Mix Pizzaria e Lanchonete

Endereço: Av. Italia,nº355- Bairro Jardim Aeroporto.
Telefone: 33- 3516-2384.

Atrações Turísticas


Cachaça Capelinha de Minas

-

A cachaça Capelinha de Minas é produzida na Fazenda Mata dos Cavalos, que por sua vez está localizada próxima ao povoado de São Cateano, diante a cerca de 30 minutos do centro de Capelinha. Seu acesso é feito por estrada de terra em bom estado de conservação. A estrada que dá acesso ao povoado de São Cateano passa por uma mata fechada de eucaliptos, por isso, recomenda-se a sua trafegação com o acompanhamento de quem conhece a região, pois não existe nenhuma sinalização. A fazenda produz a mais famosa cachaça da região do Alto Jequitinhonha, feita artesanalmente seguindo os padrões de sabor e qualidade estabelecidos há décadas por seus criadoes. A cachaça não recebe, em nenhuma parte de seu processo de fabricação, ácidos ou produtos químicos, e toda a área de plantio é tratada apenas com material orgânico. Sua destilação é feita em alambiques de cobre, que são previamente lavados com jato de água e limão para a eliminação do cobre e qualquer outro resíduo que esteja presente, saindo, assim, somente a parte nobre do destilado para as dornas de envelhecimento. A visita a Fazenda deve ser agendada com antecedência com o seu proprietário, o Senhor Dalmir, pelo telefone: (33) 3516 2700.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

-

A história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça está ligada à própria história de Capelinha. Aproximadamente em 1812, Feliciano Luiz Pego, após a morte de seu pai, Manoel Luiz Pego, o primeiro fazendeiro a se estabelecer nesta povoação, para se defender das agressões dos índios, mandou construir uma pequena capela coberta de capim, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça. Nessa humilde capela, reuniam-se aos sábados, domingos e feriados, os membros da família para rezarem o terço ou ofício de Nossa Senhora. Nessa mesma ocasião, aparece a idéia de se estabelecer um povoado no lugar. A idéia prosperou e Feliciano doou a Nossa Senhora da Graça uma porção de terreno em torno da capela. Assim se desenvolveu a povoação, com o nome de Capelinha de Nossa Senhora da Graça, pertencente ao município de Minas Novas. A Capelinha foi freqüentemente visitada pelos Vigários daquela freguesia, os quais celebraram festas em honra do Divino Espírito Santo. Hoje, a Igreja também é freqüentada por moradores e visitantes de Capelinha em celebrações freqüentes realizadas pela diocese. Endereço: Rua Doutor Hermelindo, s/nº - Centro. Telefone: (33) 3516 1398.


Construção Antiga da Igreja São Vicente de Paulo

-

O conjunto arquitetônico São Vicente de Paulo conta com abrigo para idosos e uma igreja. Chama a atenção no local as construções do início do Século XX. Endereço: Rua Getulio Vargas, nº 250 – Centro. Telefone: ( 33) 3516 1567.


Fábricas dos Cafés: Aranãs; Jequitinhonha e Gema de Minas

-

O município de Capelinha é famoso em Minas Gerais pela produção, beneficiamento e comercialização de café. Uma das maneiras de entender de perto essa cultura local é uma visita às fábricas que preparam o produto para estocagem, através de sua torragem e embalamento. As visitas às fábricas dos cafés mais famosos da região devem ser agendadas e autorizadas antecipadamente com as empresas pois, dependem da disponibilidade dos colaboradores das mesmas para acompanhar os visitantes. Segue abaixo o contato das empresas: Café Aranãs Endereço: Rua Eunésio Dias Magalhães, nº 427 - Bairro Planalto. Telefone: (33) 3516-1613. Café Jequitinhonha Endereço: Rua Veredinha, nº 70- Bairo Vista Alegre. Telefone:(33) 3516-2623. Café Gema de Minas Endereço: Rua Eunésio Dias Magalhães, nº 650 – Bairro Planalto. Telefone: (33) 3516 2365 – 3516 1197.


Feira Livre de Sábado-Mercado Municipal

-

A Feira Livre de Sábado realizada no Mercado Municipal é o local ideal para compra de produtos típicos da gastronomia local como queijo, requeijão, cachaça, dentre outros produtos, além do famoso artesanato em cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Endereço: Avenida Clovis Pimenta, s/nº- Centro. Telefone: (33) 3516 1348.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.