fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Ataléia

Terra das Escaladas!

Bem vindo(a) a Ataléia, a terra das escaladas! Aqui, lindas montanhas formam paisagens perfeitas para um dos esportes radicais mais apreciados do mundo!
E não é só nas paisagens que Ataléia encanta, a herança cultural da comunidade também pode ser apreciada no artesanato, na gastronomia típica e nos eventos animados que são realizados durante o ano e que atraem inúmeros visitantes da região!
Venha viver a sua aventura e admirar as belezas de Ataléia!

Terra das Escaladas!

As primeiras notícias que se tem do povoamento do atual município de Ataléia, datam de 1928, quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo a sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, dentre elas, a do senhor José Juscelino, a do senhor Altino Pedroso, a do senhor Antônio Lemos de Souza, a do senhor João Machado, a do senhor Marcelino Soares, a do senhor Antônio Rodrigues e a a do senhor Salim Gazel. Posteriormente, o senhor Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de três alqueires de terra para a instalação do comércio e a construção da Igreja do município.

O garimpo foi a principal causa da ocupação de Ataléia, atraindo para à comunidade grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo o município muitas lavras como a do Avião, a do Córrego Seco, a do terreiro de Pedra, a do Conja, a do Caianas e outras.

Em 1928, foi celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.

A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância, quando o então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiros com o Estado do Espírito Santo. Foi o povoado então denominado “Ataléia”, que significa ponto de observação.

Ataléia foi elevada à categoria de município e distrito com a denominação atual pelo decreto lei nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado-se, então, do município de Itambacuri, com parte dos distrito de Fidelândia, ex-São Fidélis. e do distrito de Pescador, ex-São Pedro. Atualmente, Ataléia conta com 03 distritos: o de mesmo nome, Ataléia, mais os distritos de Fidelândia e Novo Horizonte.

Fonte: IBGE.

Hospedagens


Novo Mundo

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519
Email: rosemiraguiar@yahoo.com.br

Pousada Palmeiras New Life

Endereço: Rua Governador Valadares, 353, Centro
Telefone: (33) 9 9959-5505

Bares e Restaurantes


Hotel e Restaurante Novo Mundo

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519
Email: rosemiraguiar@yahoo.com.br

Restaurante Belem

Endereço: Rua Teófilo Otoni, 15, Centro
Telefone: (33) 9 8821-4103
Email: elanalelys@gmail.com

Restaurante Bons Amigos

Endereço: Rua Governador Valadares, 121, Centro
Telefone: (33) 9 9999-8688
Email: wcoelho21@hotmail.com

Restaurante Marmilanches

Endereço: Travessa Vereador Aguiar, 16, Centro
Telefone: (33) 3526-1219
Email: marmilanches@hotmail.com

Atrações Turísticas


Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus

A Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus está localizada no centro da cidade de Ataléia, em frente a bela Praça Dom José Hass. Conta com uma bela arquitetura moderna e realiza celebrações semanais, que atraem moradores visitantes do município.
Telefone: (33) 3526 1294.
E-mail: paroquiascruz@yahoo.com.br.
Facebook: http://www.facebook.com/santacruzataleia.


Mercado Municipal de Ataléia

O Mercado Municipal de Ataléia é o principal local de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, de carnes e de produtos típicos da gastronomia local, como queijos, requeijões e geleias de mocotó. Está localizado a 100 metros dos Correios, sentido campo de futebol municipal. É muito procurado por moradores e visitantes pela qualidade de seus produtos, que tem origem direta dos produtores do município. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00hàs 17:00h, e aos sábados, das 04:00h às 15:00h.
Endereço: Travessa Vereador Aguiar, 60, Centro.


Comunidade Quilombola dos Salineiros

A Comunidade Quilombola de Salineiro se localiza no Córrego Salineiro, na zona rural município de Ataléia e distante 14Km do centro da cidade. A estrada é asfaltada até a entrada da comunidade. Há no local aproximadamente vinte e cinco famílias, que mantém viva as suas tradições, saberes e fazeres locais, como o cultivo de produtos agrícolas, fabricação de artesanato em taboa e em bananeira; fabricação de vassouras utilizando materiais recicláveis e a fabricação de produtos da gastronomia típica local, como queijos, pães e doce de leite. Todos os produtos são comercializados na comunidade, na cidade de Ataléia e em outras cidades da região.
A história da comunidade arremete o final do século XIX e início do XX, quando famílias negras se deslocaram do Vale do Jequitinhonha e sitiaram na região. O nome da comunidade advém da cidade de Salinas, cidade natal dos primeiros moradores.
Não há transporte público até o local. O acesso à comunidade é feito com veículo particular ou fretado, através dos taxistas da cidade de Ataléia.
Contato: (33) 98702 4188/ (33) 3526 1123.


Pedra do Bode

A Pedra do Bode é uma das principais formações rochosas do município de Ataléia. A pedra está localizada no Córrego do Norte, distante a cerca de 12Km do centro da cidade, na zona rural do município. É muito procurada pelos amantes do montanhismo e da escalada. A pedra apresenta uma curiosidade: no seu topo habitam bodes, daí a origem do seu nome. Não há transporte público até o atrativo. O acesso até a Pedra do Bode é feito apenas com veículo particular ou fretado, através dos taxistas da cidade de Ataléia. Contato de guia para o atrativo: (33) 98848 0273- Darlos.


Feira de Artesanato de Ataléia- Feara

A Feira de Artesanato de Ataléia-Feara, é um evento realizado mensalmente por artesãos locais, na Praça Tancredo neves, S/N, Centro da cidade. Conta com exposição e comercialização de artesanato e de produtos típicos da gastronomia do município, além de música ao vivo, intervenções artísticas e outras atividades. O evento ressalta a identidade e a cultura de Ataléia e é uma ótima oportunidade para moradores e visitantes interagirem e conhecerem melhor os produtos da comunidade local.
Contato da organização da Feira:
Telefone: (33) 98830 8145- Rhamyne Almeida.
E-mail: rhamyne2@gmail.com.
Facebook: http://www.facebook.com/fearataleia.


Pedra do Roncamento

A Pedra do Roncamento é a principal pedra utilizada para a prática de montanhismo no município de Ataléia. Está localizada a 6Km do centro da cidade, no Córrego do Roncamento. A bela formação rochosa é muito procurada por amantes do montanhismo da região. No seu topo tem-se uma bela visão de outras pedras da região e podem ser encontradas vegetações de clima tropical. Não há transporte público até o atrativo. O acesso até a Pedra do Roncamento é feito apenas com transporte particular ou fretado, com algum taxista da cidade de Ataléia. Contato de guia para o atrativo: (33) 98848 0273- Darlos.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254