fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870

Água Boa

Venha mergulhar em belas cachoeiras

A cidade de Água Boa é um santuário natural de belas cachoeiras e deliciosos produtos da culinária mineira. No final do mês de julho acontece a tradicional Festa do Aguaboense Ausente, que atrai milhares de pessoas que vem para se divertir e conhecer as belezas naturais do município.

ÁGUA BOA Lindas cachoeiras e o verdadeiro sabor do queijo de Minas!

Que a água é realmente boa, disso já sabiam os primeiros habitantes deste município. Reza a tradição, que o nome "Água Boa", vem da época em que desbravadores, bandeirantes e tropeiros circulavam pela região transportando mantimentos e produtos no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais. Algumas das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje está à cidade, tornou-se ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores que se referiam ao lugar como sendo: "naquela nascente de água boa", ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis. Com o uso, o termo passou a ser resumido em "parada da Água Boa", que veio a originar o nome da cidade.
E como nem só de “água” vive o homem, este de lugar de gente simpática e acolhedora também tem muitas outras coisas a oferecer. A começar pelo delicioso queijo produzido nas fazendas da região, referência em todo estado. A cachaça também tem seu lugar de destaque na economia local, o que faz destes dois produtos gastronômicos atrações obrigatórias para todo o turista.
Outro grande atrativo do município é a sua exuberante natureza que guarda paisagens intocadas, perfeitas para a prática do ecoturismo. A cachoeira da Fumaça, por exemplo, distante a cerca de 30 km de asfalto do centro da cidade, retrata exatamente a grandiosidade dos elementos naturais de Água Boa. O local conta com serviços de bar e atende satisfatoriamente os momentos de lazer dos visitantes. Já a Cachoeira da Luz, que fica alguns metros abaixo da Cachoeira da Fumaça, apresenta um acesso mais dificultoso, o que em hipótese alguma pode ser desculpa para não descobrir esta maravilhosa obra-prima que recompensa qualquer esforço humano com um visual de tirar o fôlego. A dica para visitar as cachoeiras é sempre estar acompanhado de um morador local ou taxista que conheça os caminhos até os atrativos.
E se você já está sentindo vontade de estar nesta terra que tanto tem encantado os viajantes, aqui vai outra dica: cuidado ao beber desta água. É arriscado você também gostar daqui e não querer mais ir embora. O que convenhamos, não é má ideia. Você vai descobrir o que os antepassados já sabiam, ou seja, que á água é mesmo boa, mas o lugar é melhor ainda!

Informações turísticas do município:
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
Tel: (33) 3515-1269.

Hospedagens


Hotel e Restaurante Lírios dos Vales

Endereço: Av. José Soares de Almeida, 130 - Centro
Telefone: (33) 3515-1136

Hotel Twister

Endereço: Rua Bom Jesus, 160 – Centro
Telefone: (33) 3515-1489

Hotel Pokemon

Endereço: Rua Bom Jesus, 139 – Centro.
Telefone: (33) 98863-9436

Hotel e Restaurante do Valim

Endereço: Praça da Matriz, 21 A- Centro.
Telefone: (33) 3515-1217

Hotel e Restaurante Passa Aqui

Endereço: Rodovia BR 120- Km 14.
Telefone: None

Bares e Restaurantes


Cantinho Mineiro

Endereço: Rua Santa Clara, 118 - Bairro Santa Clara
Telefone: (33) 3515-1465

Restaurante Kananga

Endereço: Rua Professor Góes, 22 - Centro
Telefone: (33) 3515-1511

Atrações Turísticas


Cachoeira da Fumaça

-

A Cachoeira da Fumaça fica localizada a cerca de 28km do centro de Água Boa, no Distrito de Resplendor. Seu acesso é feito pela estrada que liga o município de Água Boa ao município de Capelinha. São aproximadamente 25km de asfalto e 3Km de estrada de terra em bom estado de conservação. Existe apenas uma placa de identificação no acesso da estrada de terra. O local conta com estrutura de bar que serve bebidas e lanches. A cachoeira apresenta um grande volume de água o ano todo e poço.


Cachoeira da Palha

-Rio Santa Cruz

A cachoeira está localizada na Comunidade da Palha, zona rural do município. Não há sinalização de acesso até o local. Sua visitação é recomendada com o acompanhamento de um morador que conhece a região.


Queijo

-

O queijo de Água Boa é famoso na região, sendo que alguns são exportados até para o exterior. Experimentar um queijo aguaboense é obrigatório para quem visita o município. Pode ser encontrado no Mercado Municipal.


Artesanato de Barro

-

O artesanato de barro de Água Boa é bem conhecido na região e pode ser encontrado no Mercado Municipal que fica no centro da cidade.


Cachoeira da Luz

-

Localizada abaixo da Cachoeira da Fumaça, possui muitas formações rochosas que dificultam o banho. Ideal para ser contemplada. O local é de difícil acesso e a visita somente é recomendada com a presença de um morador que conheça a cachoeira.


Mercado Municipal

-

Localizado no centro da cidade, o Mercado Municipal de Água Boa vende produtos típicos da gastronomia e do artesanato local. No sábado acontece a tradicional feira da cidade.


Igreja de Nossa Senhora Santana

-

Localizada no centro da cidade a igreja de Nossa Senhora Santana tem arquitetura moderna inspirada no estilo neogótico.

Eventos


Festas Juninas

Festejos Juninos


Festa do Aguaboense Ausente

Festa do Aguaboense Ausente

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.