Notícias

PEDAL & SABOR: CICLOTURISMO SE CONSOLIDA NA REGIÃO COM GRANDE EVENTO

06/04/2016

Ampliar

Nos dias 16 e 17 de abril acontece a primeira etapa do Circuito de Cicloturismo Pedal e Sabor.  O projeto cicloturístico PEDAL & SABOR vai se consolidar como uma estratégia para movimentar o turismo regional. O momento é ideal, pois em tempos de crise econômica o turista procura alternativas regionais e busca conhecer atrativos que sempre tiveram ao seu alcance, mas não contaram com a mobilização das comunidades através de qualificação e marketing adequados.

O evento é uma iniciativa do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, associação de dezenove municípios da região, voltado para o incremento do turismo, que realiza este projeto piloto em parceria com as prefeituras de Ladainha, Novo Cruzeiro e Teófilo Otoni. O objetivo é incentivar e fortalecer a culinária regional do Circuito Turístico das Pedras Preciosas resgatando as tradições, incentivando e capacitando os empreendedores e criando condições especiais para os turistas conhecerem a região.

Em Teófilo Otoni, e região, milhares de ciclistas viajam regularmente pelos vales do Mucury e Jequitinhonha. Nesse sentido, a Associação do Circuito busca aproveitar o grande potencial representado, hoje, pelo cicloturismo. São pessoas que curtem o turismo de aventura, belezas naturais e o ambiente bucólico das cidades do interior que ainda preservam suas tradições culinárias e o jeito simples de sentir a vida. A proposta é oferecer aos viajantes condições para que os atrativos destas comunidades sejam usufruídos prazerosamente, com vistas a garantir sustentabilidade,  consumo consciente e  respeito à natureza.

O projeto conta com um ciclo de capacitações, ministrado nas cidades participantes, para empreendedores locais, comerciais ou residenciais, com foco no resgate das tradições culinárias, melhoria e gestão da alimentação, incluindo aspectos como local, higiene, sabor e condições dos estabelecimentos, com o propósito de aumentar o faturamento, alavancar o crescimento do setor e a identidade local.

Para a primeira etapa do circuito foi estabelecido o roteiro Novo Cruzeiro – Ladainha – Teófilo Otoni, nos dias 16 e 17 de abril, pela antiga trilha da Ferrovia Bahia-Minas. O evento é aberto a todos os ciclistas.

Em Novo Cruzeiro e Ladainha os estabelecimentos serão escolhidos de acordo com critérios estabelecidos pelos órgãos de turismo de cada cidade. Os participantes podem ser comerciais ou residenciais. Estes últimos podem garantir uma fonte de renda extra, a partir da capacitação, a exemplo do que acontece na Europa, desde os anos de 1970, com a modalidade de hospedagem caseira  bed and breakfeast. Durante o evento, os moradores das cidades envolvidas e os visitantes poderão degustar pratos produzidos nas próprias comunidades e, através de um roteiro definido, o visitante, também, poderá circular pelas cidades e conhecer os seus atrativos turísticos. Informações podem ser obtidas nos telefones (33) 3523-1870 e 98829- 2628; pela página facebook.com/pedalesabor ou pelo e-mail pedalesabor@gmail.com. As inscrições vão até sexta-feira, 08 de abril.


Tweetar
Veja mais informativos:
  » TURISTAS DA ESLOVÊNIA SE ENCANTAM PELA REGIÃO DAS PEDRAS PRECIOSAS   
  » CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE TEÓFILO OTONI REALIZA REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO ANO   
  » CIRCUITO REALIZA REUNIÃO COM MUNICÍPIOS PARA ACERTAR OS DETALHES DO EVENTO PEDAL E SABOR   
  » PRIMEIRO CIRCUITO DE CICLOTURISMO PEDAL E SABOR É SUCESSO NA REGIÃO   
  » CIRCUITO REALIZA REUNIÕES PARA PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA