Teófilo Otoni

Capital das Pedras Preciosas e principal polo econômico do Nordeste Mineiro, Teófilo Otoni guarda preciosidades que encantam moradores e visitantes de todas as partes do mundo!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Principal centro econômico do Nordeste de Minas Gerais, Teófilo Otoni consagra-se também como o  mais importante polo de lapidação e comercialização de pedras preciosas e semipreciosas do país, uma vez que é destino das inúmeras gemas extraídas de uma imensa região do território nacional, conhecida como a “Província Pegmatítica Oriental Brasileira.” Os minerais podem ser encontrados em abundância nas lojas do gênero e no comercio informal de pedras, ambos localizados na área central da cidade, que por sua vez é tida como a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”. 

Teófilo Otoni também guarda outras riquezas, a começar por sua história, originada na saga de seu fundador, o estadista Teóphilo Benedicto Ottoni, que em meados do Século XIX buscava um caminho para ligar Minas  ao mar. Encontrou não apenas o que procurava, mas, também, uma bela e fértil planície onde edificou mais tarde a sua tão sonhada Philadelphia (primeiro nome do município em homenagem a cidade homônima e próspera da América do Norte).

Outro atrativo local que encanta moradores e turistas são os bichos-preguiça, que vivem nas árvores da Praça Tiradentes, centro da cidade e, vez por outra são vistos para a alegria de seus admiradores. Na gastronomia, o destaque é a carne de sol com mandioca, prato servido em diversos restaurantes locais e na Feira Coberta do Bairro Bela Vista. Dentre outros artigos da culinária típica de Teófilo Otoni estão à farinha, o queijo, o requeijão e as cachaças, facilmente encontrados no Mercado Municipal, que também vende artesanatos da região.

Nos atrativos naturais o destaque é a cachoeira de “Pedra D´água”, no Distrito de Mucuri e uma praia de água doce formada pelo Rio Mucuri que está localizada numa propriedade particular conhecida como “Antônio Berilo”, próxima ao Distrito de Topázio.  Já a Comunidade Rural da Lajinha é tida como referência em produção e comercialização de flores e plantas ornamentais da região.  A comunidade também abriga um “museu” que vende artesanato mineral e pedras semipreciosas. Passeios organizados em garimpos de pedras preciosas tem saídas regulares da cidade. Para saber mais sobre o passeio consulte o ícone “roteiros” deste site ou veja na área de Atrativos Turísticos de Teófilo Otoni.

O site da prefeitura: www.teofilootoni.mg.gov.br/site/turista também traz outras informações turísticas do município.

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Econômico e Coordenação de Gestão.

Tel: (33) 3529 2278/ 3529 2247.

Site: www.teofilootoni.mg.gov.br/site/turista

Atrativos Turísticos