Novo Cruzeiro

Terra do Festival da Cachaça e das construções antigas da extinta Ferrovia Bahia-Minas. Experimentar Novo Cruzeiro é sentir um pouco da história e da cultura de Minas!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

1944: “Estamos com um novo dinheiro circulando pelo Brasil afora. Ele chegou para melhorar nossas vidas, reduzir a miséria dos mais necessitados. Para que nossa terra tão querida seja próspera e que caminhe rumo ao progresso junto com o Cruzeiro, esse novo dinheiro, que ele nunca há de faltar para nossa gente, nada mais justo que o nosso município receba o nome de “Novo Cruzeiro.” E foi assim, com esta objetiva expressão pronunciada por um morador local, o Sr. Olímpio Alves, que a antiga Vila de Gravatá passou a ter o nome de uma moeda brasileira.

Mas as características nacionalistas não estão apenas no nome deste município. Novo Cruzeiro é reconhecido como um dos maiores produtores de cachaça do Brasil. Para saber o motivo deste título basta visitar uma das fazendas locais (algumas centenárias) que produzem a aguardente, tida pelo mercado como de boa qualidade. Anualmente, as iguarias são expostas no maior evento do gênero da região: O Festival da Cachaça, que acontece regularmente no mês de setembro e reúne milhares de pessoas em sua edição. Outros eventos religiosos e festivos, como o carnaval, também acontecem no decorrer do ano e atraem público cativo.

Mais uma dica de visitação em novo Cruzeiro são as construções da antiga Ferrovia Bahia-Minas, que até meados do Século passado ligava o Nordeste Mineiro ao sul da Bahia. No centro da cidade está à antiga estação principal e a casa do agente ferroviário. Já no Distrito de Queixada também existe uma estação e uma antiga caixa d´água, usada para abastecer os vagões da locomotiva. Em termos de atrativo natural, a Cachoeira de Maria Farias, distante a  5km do centro, está entre os pontos mais procurados durante os dias de calor.

Novo Cruzeiro é, por assim dizer, uma viagem no tempo, onde passado e presente interagem e encantam a todo o momento.

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3533 1200.

Atrativos Turísticos