Ladainha

Rios, lago, cachoeiras, florestas preservadas, construções históricas da extinta Ferrovia Bahia-Minas, tribo indígena e ainda, uma imponente pedra que pode ser avistada por toda a cidade. Os encantos de Ladainha esperam por você!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Lindo por natureza! Assim pode ser descrito Ladainha, município que está entre os que possuem maior área de floresta preservada do estado de Minas Gerais. A variedade e a diversidade de flora e fauna, aliada a abundância de mananciais de água tornam esse lugar um verdadeiro santuário ecológico, perfeito para a prática de atividades ligadas ao ecoturismo, como o trekking, o ciclismo ou mesmo banhos revigorantes nos inúmeros córregos, rios e cachoeiras da região.  Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção em Ladainha é uma imponente pedra que se ergue majestosa a poucos quilômetros do centro e é visível em diversos pontos da cidade. Essa formação rochosa fica ainda mais bela quando apreciada da “Ilha dos Caras”, pousada que está implantada dentro de um lago próximo a antiga usina hidrelétrica do município, que também merece uma visita.

Ladainha é rica não apenas de ambientes naturais. A história local também contempla inúmeras preciosidades. Um dos exemplos são os vestígios da Estrada de Ferro Bahia-Minas, construída por volta de 1882, no intuito de transportar a madeira que era extraída do Nordeste Mineiro até o porto de Caravelas, já no estado da Bahia. Para ver de perto a herança desse tempo é só visitar uma das construções deixadas pela Ferrovia, como a antiga estação ferroviária; o pontilhão de ferro, na entrada da cidade e com vista para a Pousada Ilha dos Caras; o túnel por onde passavam à locomotiva Poxixá e seus  vagões; e a oficina das máquinas, situada próxima ao centro.

Com tamanha diversidade histórica, cultural e natural fica fácil entender porque tantas pessoas se encantam por Ladainha. Mais compreensível ainda é saber que estar num lugar como este requer a prática constante de uma frase já bem conhecida: Deixar apenas pegadas, tirar apenas fotos e levar apenas saudades.

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura,

Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3524 1204.

Atrativos Turísticos