Jenipapo de Minas

Em meio ao sertão mineiro, um oásis de cultura, fé e natureza! Em jenipapo de Minas, as belezas e tradições surpreendem tanto quanto a hospitalidade de sua gente!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

O nome Jenipapo vem, é claro, dos inúmeros jenipapeiros que existiam no lugar. Mas o que este pequeno município tem mesmo é história pra contar. Diz a lenda, que um escravo que viveu por essas terras há dezenas de anos sofreu muito sob o domínio do seu senhor. Ao morrer, seu corpo foi arrastado da fazenda onde vivia até a sepultura, hoje localizada numa gruta no centro da cidade, conhecida como a gruta de Pai Joaquim. Com o tempo, pessoas de lugares distantes vinham fazer romarias para cumprirem suas promessas e venerar a imagem deste homem, cuja alma virtuosa diziam conceder graças àqueles que a ele recorressem.

Os anos se passaram, mas a devoção do povo continuou a mesma. Prova disso são os grandes eventos do município, que não por acaso homenageiam santos da igreja católica. As maiores festividades jenipapenses são, respectivamente, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no mês setembro; a Festa de São Sebastião, realizada sempre em janeiro e a Festa de Pai Joaquim, que apesar de não ser considerado um santo pela Igreja Católica, também recebe suas homenagens no mês de maio. Com tamanha expressão de fé, uma visita à Capela de São Sebastião, localizada na Praça Bom Pai, torna-se imprescindível.

Outra atração local é uma grandiosa obra feita através de uma  parceria  entre Governo de Minas e o Governo Federal. Trata-se da Barragem de Setúbal, edificada para resolver o problema da água na região, com a perenização do Rio Setúbal. O lugar apresenta uma paisagem bucólica formada pelo rio de mesmo nome, montanhas e um imenso lago. A expressividade cultural do município também é marcante. Sua gente acolhedora preserva tradições folclóricas e sabe como ninguém produzir licores, geléias e artesanatos bastante apreciados pelos seus moradores e visitantes. Assim é  Jenipapo de Minas, um oásis de cultura, fé e natureza em meio ao sertão mineiro.

 

Informações turísticas do município:

Departamento Municipal de Educação, Cultura,

Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3738 9052.

Atrativos Turísticos