Itambacuri

Se a fé fala por si, em Itambacuri ela diz ainda mais. Revela um município com marcante religiosidade, lindas paisagens e um povo pra lá de acolhedor. Explica também como é fácil se encantar por esse lugar!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

A cidade franciscana de Itambacuri surgiu de um aldeamento para catequese dos índios, que nos idos de 1800 habitavam esse pedaço do Nordeste de Minas. O Governo Imperial na época buscava liberar territórios para uma futura colonização e, por isso, acabou aproveitando a mão-de-obra dos nativos do lugar. Os Freis Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato foram os primeiros sacerdotes a chegarem nestas novas terras, fazendo cumprir o propósito do Império. O resultado desta empreitada é que, até  hoje, o município carrega os traços da fé e da religiosidade que marcaram o início de seu povoamento.

Itambacuri Século XXI: do alto de uma colina, ergue-se majestoso o Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, destino certo de peregrinação de grupos de religiosos de todo o país, principalmente durante a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Anjos, realizada anualmente no dia dois de agosto. O local, que por si só já é abençoado pela comunidade de freis que ali residem há mais de um século, nem precisava ter um por do sol tão belo e uma vista tão magnífica da cidade. Anexo ao Santuário, também estão o Convento Franciscano, onde jovens de todas as partes do Brasil se preparam para a vida eclesiástica, e o Museu Religioso, espaço de características ecumênicas que desperta os sentidos dos visitantes.

Outra atração local é o Museu da Casa de Cultura, localizado bem no centro da cidade e decorado por vários ambientes que ilustram os costumes dos povos que tiveram influência na formação do município. Em Itambacuri, cultura e fé são presenças constantes e contribuem para criar uma atmosfera tranqüila e agradável neste lugar aconchegante!

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3511 1567.

Atrativos Turísticos