Itamarandiba

Exuberante natureza, delicado artesanato, construções de época, eventos tradicionais e, ainda, uma rica culinária. As belezas de Itamarandiba, nem mesmo as florestas de eucalipto da região conseguem esconder!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Atenção para a receita de Itamarandiba: pegue um punhado de hospitalidade, acrescente história a gosto, junte tudo com doses extras de belo artesanato e finalize com uma pitada exuberante de natureza. Está pronto o município que vai fazer você ficar com água na boca. A metáfora desta introdução foi só pra ressaltar que a culinária “itamarandibana” é reconhecida como uma das mais ricas e variadas de toda Minas Gerais. Seus pratos tem origem no Período Colonial e vão desde os comuns  tropeiros da época até a suculenta costelinha de porco com angu; a canjiquinha; o tradicional frango com quiabo, além de frutos do Cerrado como o pequi, apreciado em diversos pontos da cidade. Ah, sim... o fogão à lenha, o pão de queijo e o café fresquinho  também  fazem parte dia a dia local.

Mas não é só na gastronomia que Itamarandiba dá show. Os eventos que acontecem durante todo o ano movimentam a economia e fazem a alegria dos moradores e turistas. A “Expoita”, como é conhecida Exposição Agropecuária do município, é considerada uma das maiores festas da região. O carnaval, por sua vez, é tido como um dos melhores de todo o Norte e Nordeste mineiro. Já a Festa de Nossa do Rosário dos Homens Pretos e as encenações da Semana Santa e Corpus Christi, retratam os valores históricos e religiosos que não foram esquecidos pelo povo deste lugar que sabe mesmo como agradar a todos os gostos.

Dentre outras atrações locais estão às construções seculares, que tem na herança portuguesa a inspiração de sua arquitetura. Um bom exemplo são os Casarões da Rua Padre João Afonso; do Largo do Souza; da Rua Tiradentes e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Alphonso Pavie, dentre outros imóveis na região central da cidade. Já no distrito de Penha de França está a  Igreja de Nossa Senhora da Penha, que chama a atenção por sua fachada e pelo belíssimo altar. O Distrito ainda tem como atrativos a Cachoeira de Penha de França, a Gruta da Lapa Santa; o Parque Arqueológico de Campo das Flores e a belíssima Serra do Ambrósio.

Visitar Itamarandiba é sentir o passado com um gostinho todo especial da arte, da cultura e da natureza do presente!

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Telefone: (38) 3521 1381.

Atrativos Turísticos