Caraí

Vem da terra um dos encantos do município de Caraí: as pedras preciosas. Mas vem de sua gente uma das maiores preciosidades desse lugar: a arte de saber encantar!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Situado na região dos garimpos, o município de Caraí está intimamente ligado ao maior destaque  deste Circuito, ou seja, as pedras preciosas. Até mesmo o seu povoamento começou em função da cobiça de exploradores da época, que vieram tentar a sorte em terras ainda desconhecidas. Por volta de 1849, quando já se constatava a diminuição do ouro em diversos pontos do estado, dois destes  desbravadores, o senhor Joaquim e o senhor  Vicente Coimbra, ouviram falar das ricas matas desta região. Esperançosos por encontrar novas jazidas de ouro e lavras de pedras preciosas, organizaram então uma expedição com os filhos para seguir as margens do rio Gravatá e, posteriormente, as margens do rio Piauí, até chegarem onde hoje está localizado o município de Caraí.  

O tempo passou, mas, até hoje ainda é possível encontrar os garimpeiros, que dia após dia continuam na expectativa de encontrar os minerais preciosos em uma das diversas minas da região. Conversando com alguns destes homens chega-se a conclusão que, apesar de considerarem o seu ofício um pouco árduo, eles não querem outra coisa para as suas vidas, pois sabem que em nenhuma outra atividade poderão ter sentimentos tão prazerosos como a esperança, a persistência e a vitória. Alguns garimpos dos distritos de Caraí recebem turistas com certa frequência. Os passeios organizados tem saída a partir de Teófilo Otoni. Para saber mais consulte o ícone “roteiros” deste site.

Contudo, a atração do município não está apenas em seus garimpos. As cachoeiras, rios e o rico artesanato local também são atrativos bem expressivos.  Em Caraí, as mãos do homem e da natureza andam lado a lado, seja desbravando possibilidades e sonhos ou esculpindo belezas e encantos. 

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Tel: (33) 3531 1290.

Atrativos Turísticos