Angelândia

Em meio aos seus cafezais, Angelândia guarda boa parte da riqueza histórica e cultural da região Nordeste das Gerias!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Com 20 milhões de cova de café e uma produção média anual de 130 mil sacas, o município de Angelândia, situado no Alto do Vale do Jequitinhonha, é um dos maiores “Parques Cafeeiros do País”. No mês de julho, quando o frio do inverno recobre as intermináveis plantações, a cidade realiza a sua maior festividade em homenagem a este fruto que dá vida e movimento a economia local.   A Festa do Café, reúne em seus dias de realização, visitantes de toda a região e anima a cidade com uma programação que vai desde concursos até shows de artistas nacionais consagrados.

Mas não é só através dos cafezais que Angelândia mostra a sua riqueza. A história do município também revela passagens importantes que marcaram para sempre a formação do Nordeste Mineiro. No sítio histórico de Alto dos Bois,  povoado de Arrependido, distante 10km do centro,  ainda é possível encontrar o local  que no Século XVIII  serviu de posto militar para  dar proteção aos viajantes garimpeiros e fazendeiros, dos índios que saqueavam a região e, principalmente, para dar cobertura ao transporte de ouro proveniente de Minas Novas.

 Alto dos Bois também marca o início da Estrada de Santa Clara, a primeira estrada de rodagem do Brasil, que foi planejada pelo estadista Teóphilo Benedicto Ottoni, em meados do Século XIX,  com o propósito de ligar o estado de Minas ao mar do Sul da Bahia. A via funcionou durante muito tempo e passava por alguns dos atuais municípios desta região, como Teófilo Otoni (antiga Philadélphia) e Nanuque (antigo Porto de Santa Clara), de onde as pessoas e  as mercadorias seguiam então de barco o curso do rio Mucuri até a sua foz, já em litoral baiano. Contudo, para vivenciar toda a história e cultura local, só mesmo estando em Angelândia saboreando um café genuíno e  de preferência com o seu povo pra lá de acolhedor.

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3516 9000/ 3516 9001.

Atrativos Turísticos