Água Boa

Lindas cachoeiras e o verdadeiro sabor do queijo de Minas!
Documento sem título


Clique na foto para ampliar!

Que a água é realmente boa, disso já sabiam os primeiros habitantes deste município. Reza a tradição, que o nome "Água Boa", vem da época em que desbravadores, bandeirantes e tropeiros circulavam pela região transportando mantimentos e produtos no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais. Algumas das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje está à cidade, tornou-se ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores que se referiam ao lugar como sendo: "naquela nascente de água boa", ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis. Com o uso, o termo passou a ser resumido em "parada da Água Boa", que veio a originar o nome da cidade.

E como nem só de “água” vive o homem, este de lugar de gente simpática  e acolhedora também tem muitas outras coisas a oferecer. A começar pelo delicioso queijo produzido nas fazendas da região, referência em todo estado.  A cachaça também tem seu lugar de destaque na economia local, o que faz destes dois produtos gastronômicos atrações obrigatórias para todo o turista. 

Outro grande atrativo do município é a sua exuberante natureza que guarda paisagens intocadas, perfeitas para a prática do ecoturismo. A cachoeira da Fumaça, por exemplo, distante a cerca de 30 km de asfalto do centro da cidade, retrata exatamente a grandiosidade dos elementos naturais de Água Boa. O local conta com serviços de bar e atende satisfatoriamente os momentos de lazer dos visitantes. Já a Cachoeira da Luz, que fica alguns metros abaixo da Cachoeira da Fumaça, apresenta um acesso mais dificultoso, o que em hipótese alguma pode ser desculpa para  não descobrir esta maravilhosa obra-prima que recompensa qualquer esforço humano com um visual de tirar o fôlego. A dica para visitar as cachoeiras é sempre estar acompanhado de um morador local ou taxista que conheça os caminhos até os atrativos.

E se você já está sentindo vontade de estar nesta terra que tanto tem encantado os viajantes, aqui vai outra dica: cuidado ao beber desta água. É arriscado você também gostar daqui e não querer mais ir embora. O que convenhamos, não é má ideia. Você vai descobrir o que os antepassados já sabiam, ou seja, que á água é mesmo boa, mas o lugar é melhor ainda!

 

Informações turísticas do município:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Tel: (33) 3515-1269.

Atrativos Turísticos